sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Rock in Rio: O "homem" tá de olho nos abusos...


Rock in Rio promete respeitar natureza desta vez

Depois do lamaçal da primeira edição – em 85 -, da devastação do gramado do estádio do Maracanã na segunda – em 91 - e do legado ecológico “zero” no terceiro festival – em 2001 -, a organização do Rock in Rio parece que quer mudar suas relações com a mãe natureza. Para isso, foi criado um plano de sustentabilidade com ações previstas na gestão de resíduos, programas educacionais, além de um plano de redução e compensação por emissão de carbono. Além disso, informam eles, foram plantadas 40 mil árvores.

Para cumprir o que promete, o RIR terá de reduzir ao máximo os custos do encaminhamento dos resíduos para aterro sanitário, vender o material reciclado, diminuir a quantidade de detritos orgânicos e desenvolver soluções para reaproveitá-los em projetos de reflorestamento. Todo o carbono emitido nas operações – desde os aviões que trarão os artistas e seus instrumentos, e até mesmo o consumo de cigarros e todo o lixo produzido nos sete dias de evento – será compensado. Para evitar a emissão de carbono por automóveis, o RIR lança a campanha “Vá de ônibus” como forma de incentivar o uso do transporte público.

O plano terá o apoio da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) que promete um grande “show” com 1.930 garis, 659 equipamentos diversos e 600 contêineres de 240 litros. Os fumantes serão orientados a não jogar guimbas (pontas ou bitucas, dependendo do estado onde você more). Serão instalados cinzeiros públicos e distribuídas 100 mil porta-guimbas. Tomara que dê certo, porque todo mundo sabe onde o fumante joga o cigarro que acabou de fumar...

O evento acontece em Jacarepaguá nos dias 23, 24, 25,29 e 30 de setembro e 1º e 2 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário