sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sabe quem é o líder mundial em suco de laranja?

Quase metade da laranja na mão de 1%

Corta daqui, espreme de lá e o mercado brasileiro de sucos sempre apresenta novidades. Esta semana, o país assistiu a uma operação que desbancou a nacional Cutrale da posição de maior empresa de suco de laranja do mundo. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a fusão da Citrovita (Votorantim) com a Citrosuco (grupo Fischer). Com isso, a nova empresa passa a ter 25% do mercado mundial e 45% do mercado produtor de suco de laranja do país. As informações são de Thiago Resende, do Valor.

A Associação Brasileira de Citricultores (Associtrus) revela que a produção do suco no país vem se concentrando – sem trocadilhos. Ou seja, cada vez mais está nas mãos de um número menor de produtores – a ponto de chegar à atual realidade de que 1% dos produtores representarem 45% da safra da fruta em 2010. A isso chamamos oligopólio. Com canudo, gelo e cinco gotas de adoçante...

2 comentários:

  1. Esa laranjada, quase azeda( choca )

    CONVITE

    Primeiro, eu vim ler o seu blogue.
    Agora, estou lhe convidando a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles. O meu blogue, é muito simples. Mas, leve e dinamico. palpitamos sobre quase tudo, diversificamos as idéias. mas, o que vale mesmo, é a amizade que fizermos.
    Estarei grato, esperando VOCÊ, lá.
    Abraços do
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir