sábado, 23 de julho de 2011

Mais vale um pipi na mão que dois Abílios voando


Muito cuidado ao colocar o nome no seu produto

A escolha do nome adequado de um produto é vital para o seu sucesso. O famoso nome Rockford – do queijo muito apreciado em todo o mundo – foi utilizado para uma loção após-barba de fabricação inglesa. Os consumidores franceses e belgas – que conhecem muito bem o cheirinho de um roqueford – rejeitaram a nova marca imediatamente.

Na Croácia, uma limonada chamada Pipi é um grande sucesso, mas o produto não emplacou na Alemanha. Para entrar na China, a Coca-Cola teve de usar de criatividade para ser aceita. Como pronunciada no mundo inteiro, a expressão, significa “cavalo de pelúcia com cera” ou ainda “boca cheia de velas de cera” em mandarim. O jeito foi mudar o jeito de pronunciar para “Kou kou Kela” que lembra felicidade e saboroso.

Já o Toyota MR2 esbarra no idioma francês. A pronúncia “Emerdeux” fica muito próxima da palavra “merde”, termo chulo que significa exatamente isso que você está pensando.

Abílio Diniz paga o pato depois de pagar mico

O menino de dez anos que foi obrigado a tirar a roupa e chamado de “negrinho sujo e fedido” por seguranças do hipermercado Extra da Penha, na Zona Leste de São Paulo, foi indenizado em R$ 260 mil pela empresa. Depois de levar o garoto para uma sala reservada e ameaçá-lo com uma faca, os seguranças verificaram que o suspeito de furto levava a nota fiscal que comprovava a compra de um refrigerante, dois pacotes de biscoito e dois de salgadinhos. O caso de imperdoável racismo explícito aconteceu no dia 13 de janeiro e foi noticiado no Blog do Refri.

O hipermercado pertence ao Grupo Pão de Açúcar, do empresário Abílio Diniz – aquele que outro dia queria fazer uma fusão com o Carrefour, faturando, de quebra, R$ 4,5 bilhões do BNDES.

Tem candidato estragando sua laranjada

Se você pensa que para entrar no negócio de sucos basta espremer algumas laranjas está muito enganado. A coisa tem muita estratégia, veja só. O estoque mundial de suco de laranja brasileiro fechou junho no menor nível em 20 anos. A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) contabilizou reservas de cerca de 215 mil toneladas do produto - o que equivale a sete semanas de consumo mundial. Em 2008, nossos estoques eram de 456 mil toneladas - o equivalente a 20 semanas de consumo mundial de suco de laranja.

Os números devem segurar a pressão que a safra 2011/12 exercerá sobre os preços. O Brasil começa a colher uma produção estimada em 387 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranja e os Estados Unidos produziram 139 milhões de caixas.

Na Bolsa de Nova York, os preços do suco de laranja estão em alta e os preços futuros seguirão acompanhando a perspectiva de safra grande no Brasil, mas também as doenças que ameaçam os laranjais nacionais e os da Flórida, como o greening - uma doença causada por bactérias chamadas de “candidatus”. E você sabe, “candidato” é sempre perigoso. A doença afeta laranjas, limões e tangerinas (bergamotas ou mexericas dependendo da sua região do país) causando malformações nos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário