quarta-feira, 29 de junho de 2011

Seus pais já conversaram com você sobre violação de "trade dress"? NUNCA???!!!










Você sabe o que é Violação de "trade dress"?

Isso acontece quando um produto adota marca muito parecida com sua concorrente, confundindo o consumidor e tirando proveitos. A Coca-Cola acaba de ganhar uma ação na 5a vara empresarial do Rio contra a Amazon Flavors, fabricante do Ice Cola. A empresa tem uma semana para alterar a embalagem e retirar os produtos das gôndolas, prateleiras e geladeiras de bares e mercados dos quinze estados brasileiros onde atua.

A partir daí, caso a decisão não seja acatada, a multa diária por exposição, venda e exportação será de R$ 3 mil. Cabe recurso.


"A" de Ambev

A Ambev é a única empresa brasileira que supera a nota de nosso país na classificação de risco da agência Standard and Poor's. O rating da companhia subiu de BBB+ (não confundir com o Big Brother Brasil) para A+ por sua capacidade de honrar suas dívidas. A cotação do Brasil pela Moody's é Baa2.

Coca-Cola lidera na telona

Em 2010, a Coca-Cola foi a marca que mais apareceu nos cinemas brasileiros. Segundo estudo do Grupo de Mídia de São Paulo, a empresa gastou R$ 41,9 milhões com publicidade voltada para as salas escurinhas. A Ambev ficou em segundo, com cerca de R$ 30 milhões.

As inserções foram contabilizadas em 70% das salas - exatamente 1.699 - onde a publicidade é exibida antes dos filmes. Os valores foram calculados a partir de tabelas de preços dos veículos pesquisados.

3 comentários:

  1. CARA, ESSA MATÉRIA SÓ MOSTRA O QUANTO A COCA COLA ACHA QUE É DONA DO MUNDO, POIS DISCARADAMENTE AS MARCAS SÃO MUITO DIFERENTES...

    ResponderExcluir
  2. Há controvérsias...hahaha
    abraços
    Claudio Carneiro

    ResponderExcluir
  3. Boa notícia para os consumidores dos refrigerantes ICE COLA e ICE COLA ZERO. A empresa Amazon Flavors obteve decisão junto ao Tribunal de Justiçado Rio de Janeiro, em apreciação de recurso, dando efeito suspensivo a uma liminar, garantindo, assim, o direito de continuar a produzir e comercializar os dois produtos. A decisão é uma resposta ao processo por trade dress impetrado pela Coca Cola na 5ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, que solicita a proibição da divulgação e a retirada dos refrigerantes concorrentes do mercado, alegando o uso de rótulos parecidos. Pela decisão, além de garantir a comercialização dos produtos ICE COLA e ICE COLA ZERO, a Amazon Flavors esclarece que discorda dos argumentos apresentados no processo, uma vez que as cores do produto e das embalagens são características do segmento de cola e não exclusividade de um único fabricante. Vale lembrar que uma eventual retirada do produtos do mercado poderia resultar em grandes perdas e desemprego já que, atualmente, os refrigerantes do grupo Amazon Flavors são produzidos por 17 fabricantes em 14 Estados.
    www.icecola.com.br

    Amazon Flavors

    ResponderExcluir