terça-feira, 28 de junho de 2011

Coisas que só funcionam lá. Aqui não dariam certo!


A vending machine que não vende refrigerantes

O brasileiro está acostumado e inserir uma nota de R$ 2 nas maquininhas para beber o seu refrigerante sossegado. Tão tranquilo que nem imagina que no Palace Hotel Abu Dabi, na capital dos Emirados Árabes Unidos, foi instalada uma máquina dourada que despeja barras de ouro! A máquina Gold to Go oferece 320 diferentes barras que vão das pequeninas - de dez gramas – até moedas de ouro customizadas ou com a logomarca do hotel. Para adquirir sua barrinha de ouro, o usuário pode optar por introduzir dinheiro ou seu cartão de crédito.

E mais, a cada dez minutos, um computador interno atualiza as cotações nos mercados internacionais. Sem querer fazer piada, imagine uma maquininha destas no Brasil com esta onda de explodir caixas eletrônicos... Será que iriam tingir as barrinhas de ouro com tinta cor de rosa?

A biblioteca de engradados

Essa saiu na newsletter do site Ciclo Vivo. Um bairro pobre da cidade alemã de Magdeburg ganhou cara nova com a construção da biblioteca ao ar livre, feitas com engradados de bebidas. A iniciativa foi do escritório de arquitetura Karo e dos moradores que construíram a biblioteca ao ar livre, reaproveitando mais de mil caixas de bebidas. A alternativa é duplamente sustentável, primeiro por reaproveitar material que seria descartado e, segundo, por não utilizar matérias-primas comuns à construção civil e altamente poluentes.

Com ações locais e também do governo, a biblioteca ao ar livre conseguiu arrecadar 20 mil livros. Além de ser um refúgio para os apaixonados por leitura, ela se tornou um centro cultural onde ocorrem eventos comunitários e apresentações de bandas jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário