quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Estudantes criam produto viável comercialmente











Brasileiros lançam refrigerante de caldo de cana

Se existe um mercado cheio de novidades, este é o de refrigerantes. Você já leu aqui sobre refrigerante de pepino, de feijão, de ervilha, de raízes como a sarsaparrilla – a maioria deles produzida na Ásia. Mas os brasileiros não ficam atrás. Cinco estudantes do Centro Universitário Fundação Santo André participaram da XI Semana de Administração lançando um projeto de pesquisa sobre a aceitação no mercado de um refrigerante feito de caldo de cana. O trabalho envolveu ampla pesquisa de mercado, criação do nome, da marca, envasamento, até a execução do produto final. Quer dizer, eles foram até as últimas consequências.

E assim nasceu o Garapah - com “H” no final para dar um charme – gaseificado, em garrafa pet, com logomarca. O produto passou pelos mesmos processos de fabricação de um refrigerante convencional. O maior problema foi a conservação da cana, que oxida facilmente. Após o desenvolvimento da parte teórica, os estudantes Cezar Abraão, Rafael da Mata, Vanessa Pinheiro, Renato Rodrigues e Leandro Osti (na foto) – orientados por Carlos Alberto Pellegrini - perceberam a viabilidade do projeto e que o retorno sobre o capital investido estaria dentro dos padrões.

Durante o evento na Universidade, na cidade de Santo André, no ABC paulista, foram oferecidas cerca de 2.000 amostras de Garapah aos visitantes do estande do grupo de alunos. “Pessoas que não tem o hábito de consumir, ou que não gostam de caldo de cana, experimentaram e acharam o sabor diferente e muito gostoso. O “boca a boca” foi fundamental para a divulgação do produto. Muitos nos visitaram motivados e influenciados por outras pessoas que divulgaram espontaneamente nosso produto. Foi um instrumento de marketing sensacional!”, afirma Leandro Osti – um dos criadores do Garapah. O grupo de alunos estuda as propostas de comercialização que recebeu para o produto. Os grandes fabricantes se habilitam?

9 comentários:

  1. Realmente é um idéia sensacional, seria ótimo se pudessem realmente ter o apoio e lançar no mercado um refrigerante com esta idéia inovadora!

    ResponderExcluir
  2. Parabens!!!! Otimo trabalho, mostraram mta organização, sem contar o sabor do refrigerante que é realmente delicioso.

    Tomara que este projeto siga em frente.

    Daniel Corrêa

    ResponderExcluir
  3. Isso mesmo.
    iniciativas assim merecem toda força. abraços

    ResponderExcluir
  4. Deve ser delicioso, hein? Parabéns aos inventores!!!

    ResponderExcluir
  5. Tenho orgulho de estudar na fundação...
    Parabens pessoal!

    ResponderExcluir
  6. Olá, estamos em 2024 e como ficou o produto?
    Já é comercializado?

    ResponderExcluir