quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Arnaldo Antunes e Papai Noel juntos e ao vivo
















Arnaldo Antunes no Rock in Rio

O ex-Titã Arnaldo Antunes vai se apresentar no Palco Sunset do Rock in Rio. O espaço – para um público de 25 mil pessoas – é reservado para as programações mais inovadoras e alternativas. O palco prevê o número de quatro shows por noite e o encontro inédito de artistas. Resumindo: é o palco da miscelânea, da mistureba.

Parte do show de Arnaldo Antunes vai ser com o velho roqueiro Erasmo Carlos. Outros brasileiros também estão confirmados no Sunset: Marcelo Camelo, Céu, Cidadão Instigado, Tulipa Ruiz, Tiê, Letieres Leite & Orkestra Rumpillez, o uruguaio Jorge Drexler, além de Sepultura e Angra- os dois últimos já confirmados no Dia Metal.


Quem é o pai de Papai Noel?

Entre as muitas bobagens que a internet divulga – além de textos horrorosos atribuídos a Veríssimo, Jabor e Chaplin só pra citar alguns – está aquela que aponta a Coca-Cola como a criadora da imagem e das roupas vermelhas de Papai Noel (Pai Natal nos demais países lusófonos) para associar a figura do velhinho à marca do refrigerante. Fontes nossas ligadas ao polo Norte (!) revelam, no entanto, que foi o cartunista alemão Thomas Nast quem desenhou a figura em vermelho na revista americana Harper’s Weeklys, em 1886. Nast era um caricaturista de muito sucesso e usava enormes bigodes e cavanhaque.

Em 1931, a fábrica de refrigerantes de Atlanta promoveu grande campanha explorando as cores branca e vermelha. A imagem do personagem barbudo, que não era conhecida em todos os países, ganhou o mundo. Assim, se conclui que a empresa ajudou a difundir mas não criou a marca do bom velhinho. O personagem Papai Noel, segundo a versão mais aceita, teria nascido em 1822, pela criatividade do norte-americano Clement Clark Moore. O professor de literatura escreveu para os seis filhos um poema contando a história de um velhinho que viajava de trenó puxado por renas e que entrava pelas chaminés para dar presentes às crianças. Estudiosos defendem que, na época, havia o costume de limpar as chaminés para o ano novo acreditando que a sorte entraria por ela ao longo do ano.

O personagem acabou associado à imagem de São Nicolau – cujo dia é 6 de dezembro – ou ainda a São Basílio – lembrado na Grécia com uma troca de presentes em primeiro de dezembro. Para alguns, Papai Noel vive no polo Norte e, para outros, na Lapônia, no Norte da Finlândia.

4 comentários:

  1. Pois, pra mim, ele vive numa super cobertura em Manhattan e vive às custas dos executivos da Coca-Cola!! Só se veste pra neve e só dá presente pra quem tem $. Nada da tal bondade ou caridade q lhe atribuem. É um capitalista safado, isso sim! Cadê o Grinch? Este é mais verdadeiro rsrs

    ResponderExcluir
  2. Essa é boa: cada um tem sua versão de Papai Noel. Minha caçula descobriu ontem o mistério todo e ficou meio desapontada...beijos

    ResponderExcluir
  3. Não é coincidencia esse post logo hoje, não é? :)

    ResponderExcluir