terça-feira, 28 de dezembro de 2010










Pepsi: a história e os ídolos da marca


Quando o farmacêutico Caleb Davis Bradham lançou um xarope para combater a dispepsia em 1893, não sabia que estava criando um dos maiores sucessos do mercado de refrigerantes em todo o mundo. Inicialmente batizada de “Brad’s Drink”, a bebida à base de noz de cola caiu no gosto dos consumidores e, cinco anos depois, passou a se chamar Pepsi-Cola, marca que foi registrada em 1903. Em 1923, Bradham quebrou e vendeu a marca por US$ 30 mil. No ano seguinte, a Pepsi foi adquirida por Roy Megargel que reorganizou a empresa mas não evitou nova falência em 1931. Adquirida pela Loft Candy Company, a Pepsi finalmente decolou com a reformulação do produto e o lançamento de uma garrafa de vidro de 355 ml – até então, a garrafinha de 177 ml era o padrão.

A bebida foi lançada no Brasil em 1953. Até a década de 70, o Rio Grande do Sul seria o único lugar do mundo onde a Pepsi ganhava a “Guerra das Colas”. Há rumores – não confirmados - de que uma estratégica quebra das garrafas da concorrente teria ajudado a consolidar a liderança.

Há muito a Pepsi tenta aderir sua imagem à das celebridades de diferentes segmentos, como cinema, esporte, música e moda. Madonna, Michael Jackson, Britney Spears e Beyoncé são bons exemplos. Mas Akon, Black Eyed Peas, Bob Dylan, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Cristina Aguilera, David Beckham, David Bowie, Enrique Iglesias, Gloria Stefan, Gustavo Kuerten, Jennifer Lopez, Justin Timberlake, Kaká, Kiss, Lionel Messi, Lionel Ritchie, Mariah Carey, Michael J. Fox, Pelé, Ray Charles, Rick Martin, Rihanna, Shakira, Roberto Carlos (do futebol), Rod Stewart, Ronaldinho Gaúcho, Spice Girls, Thierry Henry e Tina Turner participaram de comerciais ou de ações de marketing da companhia. No Brasil, Daniela Cicarelli, Evandro Mesquita, Regina Cazé e a cantora Rosana (como uma deusa...) emprestaram seu talento à marca mundial.


“Caiu na Rede” informa nome do ganhador

Laerte Santos Lima de Seabra ganhou a casa e o carro – um Logan - da promoção “Caiu na Rede” da Schincariol. Os 20 amigos do Laerte ganharam, cada um, uma TV de 42 polegadas. Já os amigos dos amigos ganharam 300 vale-compras no valor de R$ 400 cada. E os amigos dos amigos dos amigos – mais de sete mil – ganharam assinaturas de revistas. As informações estão disponíveis agora em http://www.schincaiunarede.com.br/#/home .

Nenhum comentário:

Postar um comentário