sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Anvisa lá, Anvisa lá, Anvisa que eu não vou...










Danone tira produto do mercado / Coca-Cola lança erva-mate na terra de Forlán


O Pregomin e a agência que não age

A Coca-Cola pretende começar, já em 2011, a utilizar pet reciclado em suas embalagens. O objetivo é que até 2014, 25% do material utilizado venha da reciclagem. A empresa já procura um fabricante de resina reciclada para iniciar o processo. A Pepsi já utiliza a reciclagem na produção de displays que expõem seus salgadinhos, mas não nas embalagens.

Até aí tudo bem. O problema é que o projeto para reciclar embalagens precisa de aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ocorre que a agência está em recesso há mais de dez dias e só tem planos de voltar a trabalhar em janeiro. O “pessoal” precisa descansar, afinal, uma agência que não “age”, uma vigilância que não “vigia” e uma sanitária que não se preocupa com a “limpeza” de sua própria imagem, terá muito o que fazer em 2011.

Isso aqui não é um protesto atirado ao vento. O Blog do Refri vem acompanhando a inércia e o descaso da Anvisa diante do problemão de milhares de crianças que sofrem de intolerância alimentar e que estão vendo a Danone – fabricante do Pregomin – retirar das prateleiras esse produto fundamental para elas. Para que você entenda o caso: a maioria destas crianças sofre de intolerância ao leite de vaca. Agora, a Danone está mudando a composição do Pregomin: está retirando o leite de soja da fórmula e adicionando “adivinha o que”? “LEITE DE VACA” !!!

Os pais destas crianças e a Danone estão travando uma verdadeira batalha na mídia... E a Anvisa continua de férias...Um desserviço desse precisa acabar. Alô, Dilma!


Argentina e Uruguai: Coca-Cola investe em erva

Pela segunda vez neste milênio, a Coca-Cola tenta marcar presença no mercado de erva-mate da Argentina. A nova investida aconteceu esta semana com o lançamento da La Vuelta (A Volta) uma infusão para o chimarrão – consumido em 90% dos lares argentinos, hábito cultivado ali há quatro séculos. Naquele país vizinho, o segmento é disputado por cerca de 60 marcas.

A primeira tentativa, em 2002, foi um desastre. A Coca-Cola lançou o “Nativa”, um chimarrão adocicado, gelado e gaseificado. Os argentinos disseram NÃO à tentativa da empresa americana de criar uma bebida "nacional" na Argentina, a exemplo do que acontece aqui com nosso delicioso guaraná. Os executivos da Coca-Cola tinham a certeza de que o poder de seu aparato comercial, de logística – além do próprio prestígio da empresa – conseguiria emplacar sem dificuldade o novo refrigerante. Resultado: quebraram a cara.

Segundo matéria da Agência Estado, o consumo de erva-mate cresceu mais ainda com a crise econômica de 2001-2002, uma vez que é muito mais barata do que o café ou o chá. Cada argentino consome anualmente sete quilos de erva-mate, enquanto compra somente um quilo de café por ano. A Argentina produz 60% do total da erva-mate do mundo.

No vizinho Uruguai, o consumo é mais elevado, pois chega a 26,4 quilos per capita, volume que coloca os uruguaios no topo do ranking mundial de bebedores de chimarrão. O mate está presente em 98% dos lares uruguaios. O desembarque da Coca-Cola no mercado da erva-mate na terra da folclórica milonga, do cantor Jorge Drexler e do craque Diego Forlán desatou uma corrida publicitária entre as marcas existentes. Segundo a consultoria Mindshare, desde o lançamento de La Vuelta no Uruguai, as empresas investiram 60% a mais em publicidade. Em um ano, La Vuelta conquistou 2% do mercado. O plano é chegar a 5% no início de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário