quarta-feira, 2 de março de 2011

Ô cidade linda!!!


Rio de Janeiro: 446 anos


Ainda no avião, o ilustre passageiro avista uma estátua com os braços abertos. Já no aeroporto, ouve a voz grave e sensual de Íris Lettieri - que completará 70 anos em agosto. Recebido carinhosamente com dois beijinhos, vem a certeza: Ele está no lugar certo. A cidade que completa mais um ano de charme e poesia.

Para marcar a data, a Vejinha – publicação encartada na “Veja” que é a cara do Rio (apesar dos exagerados bairrismos) descobriu 446 razões para amar esta cidade. Destacamos alguns motivos bem interessantes: a sopa Leão Veloso – de frutos do mar - do tradicional Bar Rio Minho, o pernil de cabrito do Nova Capela, o bolinho de bacalhau do Adonis, o filé à Oswaldo Aranha do Lamas e os pastéis – com 55 sabores diferentes - do Bar do Adão.










A dona da voz mais sensual da cidade e o irresistível pastel do Adão

Nada mais carioca que o capitão Nascimento – de Tropa de Elite (mesmo que interpretado pelo baiano Wagner Moura), ou “pegar jacaré” (atividade que, apesar do nome, não envolve risco, pois trata-se apenas de descer na onda – de preferência sem prancha).









Os dois esportes de praia: jacaré e frescobol

Faz parte da cultura brasileira, mas principalmente da carioca, beber e lavar o rosto com água de coco para hidratar por dentro e por fora ou jogar frescobol – o único esporte que não tem perdedores nem vencedores. Fazer churrasco na rua ou colocar ketchup na pizza são concessões somente permitidas por estas terras. São cariocas, graças a Deus, o craque Zico, Jorge Benjor e as primeiras damas, do teatro e do balé, Fernanda Montenegro e Ana Botafogo.







Site do Rock in Rio (RIR) é de morrer de RIR

Estética visual discutível e conteúdo requentado é o que oferece o site do Rock in Rio para quem procura novidades sobre o evento. A "grande atração" da semana foi o "bate-papo descontraído" entre a "vice-presidente" do evento e o prefeito Eduardo Paes. A repórter vice-presidente do evento, que tem a Coca-Cola entre seus patrocinadores, abre a matéria dizendo "Ontem a gente foi conversar..." o que por si só já revela que não vem novidade nenhuma na conversa, visto que é coisa do passado. E não dá outra. Durante o "bate-papo descontraído", só o Duda fala, enquanto Betinha fica exibindo o trabalho de sua manicure.

Uma vez que não tem novas atrações para anunciar - exclusividade que fica por conta do Jornal Nacional - o site de RIR fica requentando factóides. A moda é falar do legado que ficará depois do Rock in Rio. Da primeira edição do evento - mesmo quem não era nascido sabe - o que ficou foi aquele lamaçal horroroso. O legado do segundo foi o estado lastimável do gramado do Maracanã. O do terceiro foi que o terreno lá naquele fim de mundo quase foi parar nas mãos de uma igreja evangélica. O que virá nessa quarta edição?! Só Robertinha Monange, quer dizer, Medina deve saber...

2 comentários: