sexta-feira, 25 de março de 2011

Transgênicos x Naturebas


Ministério puxa a orelha de dez fabricantes

Por rotulagem incorreta, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, vai interpelar dez fabricantes de peso no setor de produtos alimentícios. Adria, Bangley, Bimbo, Kraft, Macedo, Nestlé, Nutrimental, Oetker, PepsiCo e Zaeli serão submetidos a processos administrativos por desobediência ao Código de Defesa do Consumidor.

As empresas omitiram em seus rótulos a quantidade de organismos geneticamente modificados. Quando o índice de presença de transgênicos passa de 1%, tal fato deve estar estampado na embalagem. Se forem consideradas responsáveis, as empresas podem ter de pagar multa de até R$ 3 milhões. Como sempre acontece nestes casos, as acusadas se fingem de mortas: umas alegam que não foram notificadas ainda e outras que vão recorrer da decisão. Em vez disso, deveriam ter mais respeito por nós, consumidores.

Pepsi lança garrafa pra lá de “natureba”

A PepsiCo comunicou ao mercado o lançamento de uma garrafa 100% reciclável feita com materiais vegetais renováveis. A embalagem é composta por uma gramínea, a Panicum virgatum, encontrada em grandes planícies, folhas de milho e coníferas. A companhia pretende, num futuro não revelado, incluir cascas de laranja, maçã, batata, aveia e outros resíduos agrícolas derivados de atividades agroalimentares.

A nova garrafa terá o mesmo aspecto e consistência da atual. Há alguns meses, a Coca-Cola lançou a PlantBottle, uma PET que diminui em 25% o CO2 emitido durante a fabricação. A PlantBottle tem etanol proveniente da cana em sua composição e é totalmente reciclável. O produto da PepsiCo tem vantagens ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário