quinta-feira, 10 de março de 2011

Deputada dá um tiro no pé


E Shopping Tijuca desrespeita consumidor

Beber um refrigerante ou uma cerveja num shopping center no Rio de Janeiro ficou muito mais caro desde que a deputada Cidinha Campos - não se sabe se por inocência ou por incompetência - criou a lei 5.862/11 que, na essência, obrigaria os estabelecimentos comerciais a cobrar tarifas mais baratas
equivalentes aos menores períodos de tempo gastos nos estacionamentos. O que a nobre parlamentar não previu era que os shoppings criariam um artifício que - literalmente - tornaria muito mais caro o estacionamento. Um verdadeiro tiro no pé que ela não conseguiu solucionar até agora - e nem vai. E o consumidor passou a pagar verdadeiras fortunas para deixar seu carro numa vaga para "gastar dinheiro" no shopping.

Até aí tudo bem. Ou tudo mal. O certo é que tal situação tornou mais arrogantes e poderosos os estabelecimentos. Na noite desta quarta-feira, por exemplo, no Shopping Tijuca, na zona Norte da cidade uma fila enorme se formou porque os cobradores não tinham troco - fato que, por si só, aumentava o tempo de espera enquanto o "taxímetro" corria solto contra todos os clientes. Um verdadeiro assalto! Um dos consumidores entregou ao caixa uma nota de R$ 10 para pagar o estacionamento no valor de R$ 6,50. Na falta de troco, o atendente virou-se para o cliente - devolvendo o dinheiro e o cartão - e desferiu a frase "se vira, não tenho troco". Não deu outra: confusão na certa. O cliente - no seu pleno direito - exigiu o troco imediatamente. Diante da postura debochada do atendente, o tempo fechou!

Logo logo apareceu um saco de moedas cheio de troco. Quando o Shopping Tijuca - ou qualquer outro - tratar você com esse descaso, faça o mesmo: feche o tempo. Somente assim eles resolvem rapidinho. Uma pergunta que não quer calar: de que lado a deputada está?


Governo aumenta imposto de refrigerantes e águas

Vem aí um decreto do Governo que deverá elevar a carga tributária do setor de bebidas frias - águas, cervejas, energéticos, refrescos e refrigerantes já em 2011. A mordida virá pelo PIS/Cofins e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). As empresas protestam mas o Governo alega que - mesmo sem aumentar impostos há dois anos - as bebidas ficaram mais caras no mesmo período. Adivinha do bolso de quem virá a grana para fechar essa conta?

3 comentários:

  1. É tanta palhaçada no Brasil que já nem vale a pena comentar.

    ResponderExcluir
  2. Logo que a lei comecou a vigorar a Cidinha foi a um shopping e ficou irada pq pagou mais de 9 reais por quase 2 horas de estacionamento e disse que ia tomar providências. Só que tem brechas na lei e os
    shoppings se aproveitaram.
    O Downtown cobra 3 reais pela primeira hora e cinquenta centavos por cada meia hora excedente.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo, a vontade pode ser essa.
    Mas nosso erro é sermos tão bocós.
    Se a lei tem brechas, Célia - da receita do bolo de Coca-Cola - a culpa é de parlamentares despreparados e de eleitores idem.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir