segunda-feira, 7 de março de 2011

Entre inflação e serpentina surge um peru cansado

FGV e a inflação no carnaval do brasileiro

Seja qual for a bebida escolhida para rebater o calor e o cansaço - café (9,15%), refrigerante (7,06%) e chopp (11,21%) - todas elas venceram a inflação dos últimos 12 meses (6,02%) e aumentarão os gastos dos foliões em 2011. Pesquisa da Fundação Getulio Vargas, divulgada em plena folia de momo, revela que mesmo para os que pretenderem levar a cerveja de casa esse ano não vai ser igual aquele que passou: embora mais barata que nos bares, a cerveja comprada nos supermercados está (11,41%) mais cara que no carnaval de 2010. Se junto com a bebida vier um sanduiche (8,12%) ou uma refeição (8,27%) os foliões também perceberão preços mais salgados. Outros serviços - também procurados no carnaval ficaram mais caros - hotel (10,98%), estacionamento (16,35%) e clubes de recreação (9,58%).

Segundo o estudo levantado pelo economista André Braz, a inflação média dos bens e serviços do carnaval ficou em 6,29%, superando o IPC/FGV, que subiu 6,02%, entre março de 2010 e fevereiro de 2011.

E quando a ressaca chegar?

Por enquanto é só folia. Este ano marca a estreia do bloco "Peru Cansado", no Recreio dos Bandeirantes - zona Oeste do Rio. Tem ainda o "Enxota que eu vou", "Rola preguiçosa mas não falha", "Vem ni mim que sou facinha", "Largo do Machado mas não largo da cerveja", "Perereca do Grajaú", "Que merda é essa?" (este o mais polêmico por exibir uma camiseta com ilustração de Ziraldo na qual o escritor - e grande brasileiro - Monteiro Lobato aparece abraçado a uma mulata.

O primeiro parágrafo foi só para divertir o querido leitor e disfarçar o real objetivo dessa conversa: a ressaca depois de tantos dias de chuva, suor e cerveja. A página de saúde de O Globo ouviu especialistas que recomendam: para aumentar a resistência beba sucos de frutas cítricas, como laranja, abacaxi, limão e tangerina (bergamota ou ainda mexerica, dependendo da região do país).

Gerente de nutrição do Hospital do Coração, em São Paulo, Rosana Perim sugere que o folião desfile bem longe das frituras e salgadinhos. Nesses dias de "viradas" e "samba no pé" vão muito bem as frutas, sorvetes e picolés e ainda: água, sucos de frutas e água de coco - esta última com a qualidade de repor minerais e promover imediata reidratação. Chora cavaco!

E por falar no Peru Cansado...

Foi um sucesso a estreia do Peru Cansado, "o maior bloco carnavalesco da Praia da Macumba", segundo as palavras do seu mentor e mais entusiasmado folião, o jornalista Marco Aurélio Ramidam. De frente para as ondas - para surfista nenhum botar defeito - a alegria foi total. No quiosque Point 5W, o puxador estava tão animado que cantou "linda morena, da cor de Madalena, tu não tens penas" - claro que a linda morena não tem penas! Confira as fotos...


Faixa de convocação, galera à beira-mar e os puxadores ao lado do mentor (de azul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário