sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Santo de casa faz milagre!

Tão famosos quanto o chimarrão os refrigerante Fruki são uma tradição no RS


Consumidor tem o hábito de preservar os produtos regionais


Uma pesquisa do Grupo Troiano de Branding tenta decifrar o segredo do sucesso de algumas marcas fora do eixo Rio-São Paulo. Ao contrário do que se deveria esperar em tempos de globalização, marcas locais desbancam as internacionais e mais famosas e respondem por 34% do faturamento do comércio em diversos segmentos, segundo a Nielsen.
Em palestra recente, Jaime Troiano destacou o carisma das marcas regionais. Para ele, alguns fatores contribuem para a construção da força das marcas regionais:
a- o Apartheid Mercadológico - que pode ser traduzido como a visão distorcida que o Sul Maravilha tem do resto do País;
b- o Segredo Logístico - a proximidade entre produção e consumo;
c- a preservação da Identidade e Cultura Locais - entre outros fatores.

Entre os cases de sucesso citados pelo especialista estão o carioquíssimo Biscoito Globo (com somente dois sabores e um único canal de distribuição), os biscoitos e rosquinhas Aymoré, presentes em 99% dos lares mineiros; e ainda a Drogaria Araújo (MG), as fraldas Sapeka (GO), o guaraná Jesus (MA, comprado pela Coca-Cola) e "last but not least" os biscoitos e massas Vitarella (PE), entre outros. O Blog do Refri lembra ainda o pão de forma Plus Vita (RJ) e o Guaraná Fruki (RS).
É importante destacar que esse fenômeno de fidelidade às marcas locais não é um privilégio do consumidor brasileiro. Recentemente, postamos matéria sobre o mercado indiano que demonstra comportamento semelhante.

2 comentários:

  1. Ola Pessoal

    Quem estiver na região de Jundiaí ( 50 km de Sampa), não deixe de prestigiar a nossa, Turbaina...refri muito bom ..
    Muito boa !
    Abraços e Bom Fim de Semana..
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Nosso departamento de publicidade vai entrar em contato com sua empresa para cobrar o anúncio...hahahaha
    Aliás, vc podia me enviar umas duas tubaínas aqui pra eu experimentar, o que acha?

    ResponderExcluir