segunda-feira, 11 de outubro de 2010

As aparências enganam...



Não-alcoólicos estão em todos os lugares. Não acredita?

A água, o suco, o chá e o refrigerante são itens que estão presentes em nosso dia a dia. Não tem como passar 24 horas sem algum deles. Expressões como “vou te dar uma colher de chá”, “essa Coca é Fanta”, “desta água não beberei”, “eu sou puro suco”, “tempestade em copo d’água”, “geração Coca-Cola”, “chá de cadeira”, “é hora de a onça beber água”, “se a vida lhe der um limão faça uma limonada”, são alguns exemplos desta realidade.
As bebidas não-alcoólicas – suas marcas, garrafas e tampinhas - são um sucesso na música (vide Renato Russo), na pintura (vide Andy Warhol), no artesanato (como vemos na foto acima e em outras matérias postadas aqui) e também no cinema. Na semana passada, foi comentado aqui o consumo de um refrigerante indiano em cena no filme “Comer, Rezar, Amar”, com Julia Roberts. Em outro filme em cartaz, “Nanny McPhee 2”, de Emma Thompson, o refrigerante também está presente numa cena. A mãe das crianças promete – e cumpre – uma rodada de refrigerante numa Inglaterra em pleno racionamento provocado pela Segunda Guerra.
"Geração"de Renato Russo / Refrigerante de Andy Warhol / A feia Emma Thompson

E o que parece uma mesa comum é, na verdade, uma miniatura – as aparências enganam - de uma peça artesanal da feirinha de domingo da Praça Edmundo Rego, no bairro do Grajaú, na zona norte do Rio de Janeiro. Compare a foto ao alto e a foto abaixo e veja a mesma peça – que parece bem maior no primeiro clique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário