quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Consumidor brasileiro leva gato por lebre...


A diferença entre diet e light e entre suco e néctar

O brasileiro não tem o hábito de ler os rótulos dos produtos e acaba comprando gato por lebre. Pesquisa da Kantar Worldpanel revela que somente 44% dos consumidores das classes A e B, 38% da classe C e 30% das classes D e E têm o hábito de ler as informações contidas nas embalagens. Na prateleira de sucos, por exemplo, a maior parte dos produtos contém a palavra “néctar” no rótulo. Isso porque para ser considerado “suco” o produto precisa ser uma bebida não fermentada, não concentrada, não diluída e obtida de fruta madura, sã e, ainda submetida a tratamento que assegure a sua apresentação e conservação até o momento do consumo. Já o néctar leva água, açúcar ou adoçantes e um percentual de suco. Os de pêssego e abacaxi têm 40% da fruta. Uva e laranja, 30%. O de maracujá, 10%. Estima-se que apenas 10% das bebidas prontas de frutas sejam consideradas “suco”. O restante é néctar ou refresco. Se lhe oferecerem o “néctar dos deuses” prefira o “suco”...

Os produtos “diet”, por sua vez, não contêm açúcar e precisam de registro da Anvisa. A exigência não se aplica aos produtos “light” – aqueles que apresentam redução de algum ingrediente, que pode ser o açúcar, o sódio ou gorduras. Proibido desde 1968 pela agência americana Food and Drug Administration (FDA), o ciclamato de sódio é um adoçante - cancerígeno - ainda largamente usado nas fórmulas de refrigerantes comercializados no Brasil com o rótulo “zero” como Coca-Cola e Pepsi. O Brasil está 42 anos atrasado.

4 comentários:

  1. Light e Diet:

    Cabe aqui meu comentário, e aceito replica e tréplicas...
    O Refrigerante Diet chegou no Brasil na decada de 80 e logo a marca mais conhecida de cola no Mundo e no Brasil, lançou por aqui sua versão diet cola.
    Contudo seu sabor tinha um residual desagradável provido principalmente dos edulcorantes ( sacarina e ciclamato)com passar dos anos e desenvolvimento de novos edulcorantes , chegou o aspartame, sabor mais agradável e e logo foi testado na famosa "cola".......resolveram mudar...so que mudar exige um marketng em torno da marca e ai veio a duvida, como chamar esta nova diet-cola.
    Bem como por definição todo Diet é Light ( mais uma coisa que discordo....muito enganoso...)
    Ela foi relançada aqui no como "..."-cola Light....
    O mesmo principio e evolução vai do Light para ".." Zero....
    Abraços
    MArco

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  2. marco,
    lembro bem desse "sabor residual". Eles demoraram muito para a certar com a Light - da qual hoje sou fã (apesar do adoçante cancerígeno).
    ainda tem aquela tal de fenilalanina - que afirmam ser um perigo para gestantes. no site da coca está escrito assim: "é um amino-ácido essencial encontrado em muitos alimentos, tais como a carne, os cereais e os produtos de laticínios. É também um dos componentes do aspartame. O leite, por exemplo, contém 340 mg de fenilalanina, enquanto um refrigerante como a Coca-Cola light contém 4 mg de fenilalanina nos mesmos 200 ml."
    Então vamos beber...ou não? Perguntaria Caetano...
    abraços

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  3. Vamos mesmo meu caro Refri-Blogueiro-Reporter"...vamos beber sim...mas hoje é sexta....não vou de light e nem Diet....Heineken com certeza.
    Bom fim de semana e Domingo vamos virar as estatísticas e levantar o Serra..
    Ciao
    Marco

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  4. Marco,
    Vou beber tantas outras se ele ganhar.
    Mas estes institutos de pesquisa...
    Grande abraço

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