quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Embalagem de vidro polui mais que alumínio!!!



Pegada de carbono é assunto do dia

Colunista de economia do IG, o jornalista Guilherme Barros informa que a consultoria britânica Carbon Trust – especializada em consumo racional e meio ambiente - tem números surpreendentes sobre o impacto ambiental das diferentes embalagens de refrigerante. Segundo recente estudo, por incrível que pareça, a garrafa de vidro consome mais gás carbônico que a latinha de alumínio (antigo vilão antes de sua reciclagem tornar-se habitual).

A pegada de carbono de uma lata de alumínio de 330 ml - vendida na Grã-Bretanha - é de 170 gramas. Já a garrafa de vidro (330 ml) – ao longo de seu ciclo de vida, deixou um rastro de 360 gramas de carbono. Como o conteúdo é o mesmo, a diferença ficou na embalagem. Além disso, o estudo da Carbon Trust mostrou que a reciclagem pode reduzir a "pegada" em até 60%.

O estudo será apresentado hoje em seminário voltado para discutir a sustentabilidade do ciclo de vida de latas de alumínio para bebidas. No evento, em São Paulo, será divulgado um outro estudo sobre o impacto ambiental das embalagens feito pela Aluminum Association, dos Estados Unidos. A organização é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário