segunda-feira, 4 de outubro de 2010

“Comer, rezar, amar” e beber refrigerante...

A atriz com Javier Barden: o filme é rodado nos EUA, Itália, Índia e Indonésia

Julia Roberts e o "polegar pra cima"


No filme “Comer, rezar, amar” – em cartaz nos cinemas do país - há uma cena curiosa de consumo do refrigerante indiano Thums Up. Julia Roberts comenta que o produto é cinco vezes mais doce que qualquer outro refrigerante. Thums Up é o mesmo que “Thumbs up”, aquele sinal de positivo que fazemos com o polegar para cima. Na Índia, é uma das marcas de refrigerante mais consumidas no país e integra a linha de produtos da Coca-Cola Company.

A marca foi comprada pela Coca-Cola em seu reingresso à Índia em 1993 – a companhia deixara o mercado em 1977 por não concordar com mudanças na legislação sobre a regulação de indústrias estrangeiras no país. A princípio, a empresa de Atlanta pretendia acabar com a Thums Up mas logo percebeu que o produto - maior patrocinador dos jogos de cricket naquele país - serviria como arma na guerra contra a Pepsi, num mercado de 1,1 bilhão de pessoas.

Importante: se o gesto de levantar o polegar para cima tem conotação positiva em países como a Índia e o Brasil, o mesmo não se pode dizer da Austrália, onde tem significado chulo e ofensivo. Quando estiver na terra dos cangurus e do bumerangue não cumprimente ninguém levantando o polegar. Senão o Crocodilo Dundee te pega com aquele facão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário