segunda-feira, 3 de outubro de 2011

As deliciosas marcas regionais e sua eterna luta!


Tubaínas são "heróis da resistência"

A futura jornalista Renata Azzi trouxe da cidade mineira de Mar de Espanha uma PET de dois litros de seu refrigerante preferido: o Guaraná Americana. Produzido em Juiz de Fora, o produto está no mercado há 60 anos e tem muitos fãs naquela região onde o mineiro é um pouco mais carioca. O Blog do Refri bebeu e aprovou. Em Belo Horizonte, o consumidor também encontra o produto. Existe na capital mineira a lojinha Sabores & Ideias - ponto de encontro para quem busca bebidas e lanches fora do comum. A loja tem até mesmo o maranhense Guaraná Jesus e outras marcas regionais como o Abacatinho, da mineira Ubá; o Coroa, do Espírito Santo; o JF (sabor abacaxi), de Ouro Fino (MG); o fluminense Mineirinho; e a Itubaína – fabricada em Itu, no interior paulista desde 1954.

Para quem não sabe, de acordo com a Associação dos Fabricantes de Bebidas do Brasil (Afrebras), existem 238 empresas – muitas delas familiares - em atividade no mercado nacional. Algumas fazem seu refrigerante há mais de 100 anos, sobrevivem graças ao sucesso que sua bebida faz no mercado regional e lutam contra o poder econômico das grandes marcas. Em seu portal, a Afrebras denuncia o lançamento de marcas como o Simba (refrigerante de guaraná da Coca-Cola) e Baré (de tutti-fruti lançado pela AmBev) que praticam preços abaixo do valor de mercado com o objetivo claro de barrar o fabricante regional nos pontos de venda.

A propósito, a Sabores & Ideias fica na Avenida Augusto de Lima, 744 (corredor G13, Loja 237 A), no mercado central de Belo Horizonte.

O perde e ganha da Anvisa

A PepsiCo foi obrigada a suspender a venda de seu achocolatado Toddynho no Rio Grande do Sul depois de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter recebido denúncias de que crianças tomaram o produto e sentiram irritação na boca e na garganta. O PH da bebida - cujo número normal é 7 - estava em 13,3 numa escala que vai de 1 a 14.

A empresa recolheu os lotes com problemas e disponibilizou o telefone 0800-703-2222 para informações aos consumidores. Suspeita-se que uma limpeza dos equipamentos da indústria possa ter contaminado máquinas e equipamentos.

Agência não pode meter o bedelho em publicidade

A Justiça Federal determinou que a Anvisa não tem competência para regular a publicidade no país. A decisão torna sem efeito a exigência contida na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC – nº 24/2010 , da agência, que previa a inclusão de alerta de risco ao final de cada mensagem publicitária de comidas e bebidas que contivessem açúcar, gordura saturada, gordura trans, sódio, e – no caso das bebidas - baixo teor nutricional.

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