quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Um robô baixinho e versátil


Robô corre e serve suco, chá e refrigerante

A robótica caminha a passos largas e já está correndo também. Os japoneses - sempre eles – apresentaram este mês uma nova versão do robô Asimo. O danadinho consegue correr a 9 quilômetros por hora e ainda pula, anda para trás e enfrenta superfícies irregulares sem cair. Asimo reconhece quem está falando com ele ao combinar o tom de voz da pessoa com o rosto dela. Novos sensores dão sensibilidade aos dedos para abrir uma garrafa térmica e servir uma bebida.

Asimo tem algumas vantagens: não come, não bebe, não fuma, não acende luzes, não fala abobrinhas nem põe o dedo no nariz. É o ser humano ideal! O baixinho – 1,20 metro – pesa 52 quilos. O nome deste produto da Honda, desenvolvido há 17 anos é, na verdade, uma sigla: Advanced Step in Innovative Mobility.

Mamãe já conversou com você sobre polissacarídeos?

E seu pai falou dos fibroblastos? Não???

Nem só de refrigerante é feito este blog. Ele contempla também energéticos, isotônicos, chás, águas e sucos. Tudo que for não-alcoólico e que se beba na temperatura ambiente ou gelado é assunto. Por isso mesmo, existe o espaço para falar do suco de aloe vera (pode chamar de “babosa” que ela atende). A seiva extraída da planta é rica em nutrientes, vitaminas e ainda cálcio, magnésio, manganês, ferro, selênio e zinco. O problema é que há também substâncias tóxicas que tornam perigoso seu consumo in natura.

A aloe vera é indicada em casos de artrite, artrose e inflamações como úlceras e gastrites, devido aos polissacarídeos, aumentando a produção de fibroblastos que auxiliam na recuperação dos tecidos, com ação hidratante, cicatrizante e revitalizante. Por este motivo, a aloe vera – ou babosa – está presente na composição de diversos cosméticos.

A dose diária recomendada do extrato ou do gel da aloe vera varia entre 30 ml a 300 ml por dia. O suco ou o gel de aloe vera podem ser encontrados em lojas de produtos naturais ou em farmácias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário