terça-feira, 15 de novembro de 2011

Exemplos de luta pela liderança por setor


Ambev sobe degraus mas aumenta barriguinha

Fazendo suas contas, com um certo atraso, a Ambev obteve um recorde de participação média de 18% no mercado brasileiro de bebidas de não-alcoólicas no trimestre entre julho e setembro. A empresa atribui o desempenho a iniciativas como o lançamento da garrafa retornável de 1 litro de Guaraná Antarctica, além dos novos sabores de Lipton Mate, H2OH! e o energético Fusion – este com avanços significativos no mercado.

As novas estruturas de propaganda e marketing da Pepsi teriam também influência no resultado. No mercado nacional de cerveja, a participação da companhia beira o monopólio. São 69,6% do mercado nas mãos da Ambev.

Vai um suquinho de laranja?

A Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR) escolheu a cidade de Londres para lançar a campanha “I Feel Orange” de incentivo ao consumo de suco de laranja. A ação inclui um encarte de 24 páginas na revista europeia Apartamento, cuja oitava edição, a segunda de 2011, foi lançada no domingo em um evento para 400 formadores de opinião.

A peça publicitária tem gravuras e desenhos do artista gráfico Jody Barton, famoso por ilustrar capas de bandas europeias. A escolha por Londres se justifica por ser a sede das Olimpíadas de 2012 e uma das cidades mais importantes e vanguardistas da Europa.

A indústria brasileira de suco de laranja, a maior do mundo, perde, em média, 1,6% de mercado ao ano na última década, o equivalente à exportação de 127 mil toneladas da bebida nos últimos dez anos, volume do consumo anual do Canadá, quinto maior comprador do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário