sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Contra o calor senegalês: casa PET na Nigéria


Nigéria tem casa feita de garrafas PET

A aldeia nigeriana de Sabon Yelwa está cheia de novidades. É a primeira a ter uma casa construída com garrafas plásticas no continente africano – modelo já adotado na Rússia e na Argentina. O custo da iniciativa é muito baixo, uma vez que as garrafas são recolhidas em lixões – tipo de coisa que não falta no país.

O projeto faz parte do trabalho da Associação de Desenvolvimento de Energias Renováveis (DARE), em parceria com a ONG Africa Community Trust. Substituindo os tijolos, as garrafas cheias de areia dão um aspecto diferente à construção. Empilhadas, elas são coladas umas às outras camadas de lama e cimentos, dando apoio a toda a estrutura. A primeira casa – com 58 metros quadrados - tem em dois quartos, duas salas, um banheiro, cozinha e um pátio aberto. Praticamente uma mansão!

A casa não tem nada de frágil. A construção é à prova de fogo, tiros e terremotos, e ainda mantém a temperatura interna em 18 graus. Temperatura de ar refrigerado em plena Nigéria. O país tem graves problemas habitacionais, 160 milhões de habitantes e descarta três milhões de garrafas plásticas por dia.

PepsiCo abocanha biscoitos Mabel

A fábrica de biscoitos e rosquinhas Mabel anunciou nesta quinta-feira (10 de novembro) a venda do grupo para a americana PepsiCo. A negociação – mesmo mantida em sigilo – ficou em torno dos R$ 800 milhões. Fundada em 1953, a Mabel é a sétima maior fábrica de biscoitos do país produzindo um milhão de pacotes por dia. 40% da empresa pertenciam ao grupo Icatu, maior interessado na venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário