quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Umidade em baixa, vendas em alta!!!


Baixa umidade estimula venda de refrigerantes

Dez estados brasileiros – Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, São Paulo, Tocantins - e o Distrito Federal estão em alerta por causa dos registros de baixa umidade do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) faz a previsão de que a situação persista até sexta-feira (19 de agosto), principalmente na região Centro-Oeste. Na segunda-feira passada, a baixa umidade do ar chegou aos níveis registrados em desertos, com uma média entre 10% e 15%.

A baixa umidade pode causar problemas à saúde e as pessoas ficam mais sujeitas a complicações alérgicas e doenças respiratórias, além de sofrer com sangramento de nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos. O forte calor, aliado à baixa umidade, estimula a venda de água mineral, refrigerantes, sucos e sorvetes. O comércio do centro-oeste está adorando: as vendas praticamente dobraram. É importante que todos se hidratem.

Na capital do Mato Grosso, Cuiabá, algumas escolas suspenderam as aulas. Segundo o 9° Distrito de Meteorologia, ligado ao Inmet, a umidade relativa do ar no centro de Cuiabá ficou em torno de 15%, e temperatura de 38ºC. O menor percentual de umidade relativa do ar foi registrado na tarde de segunda-feira (15), quando a umidade chegou a 12% na capital matogrossense.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% : 'estado de atenção'. Abaixo de 20% representa 'estado de alerta'. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em 'estado de emergência'.

Em Mato Grosso do Sul, a umidade do ar chegou a 10% esta semana em alguns municípios e os moradores ainda têm de conviver com a poluição das queimadas. O Ibama registrou 168 focos de incêndio este mês. Matas nativas foram atingidas e animais silvestres morreram.

Quem sofre com o tempo seco deve tomar alguns cuidados. Para deixar o quarto mais úmido e dar mais conforto às crianças, são necessárias bacias com água e toalha molhada. A recomendação da Defesa Civil é suspender as atividades físicas e trabalhos ao ar livre entre as dez da manhã e quatro da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário