quinta-feira, 25 de agosto de 2011

China vira praça de guerra entre Coca e Pepsi


É briga de cachorro grande...

Com a maior receita mundial do mercado de refrigerantes, a Coca-Cola anunciou esta semana que vai investir US$ 4 bilhões – O equivalente a R$ 6,41 bilhões - na China nos próximos três anos. Desde 2009, a soma chega a US$ 7 bi – R$ 11,22. A ideia da empresa é trabalhar pela acessibilidade do produto e fidelização da marca na segunda maior economia do planeta. O valor investido será voltado, também, para a construção de novas fábricas.

O território chinês se transforma num campo de batalha entre as colas. Segundo a Beverage Digest, a Coca-Cola – com 55% do mercado – está atenta à concorrente Pepsi - com 32% do share e investindo fortemente em infraestrutura e distribuição. A Pepsi se beneficia ainda por controlar a rede de restaurantes KFC, muito populares nas grandes cidades, como Pequim e Xangai.

As vendas da Coca-Cola no mercado chinês representam 7% do volume mundial e crescem à razão de 24% ao ano. A companhia emprega ali 48 mil trabalhadores distribuídos por 40 fábricas. A aposta agressiva no maior mercado da Ásia acontece no período em que ventos contrários sopram nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário