sexta-feira, 15 de abril de 2011

Vem briga boa por aí: Ambev x Coca-Cola


Mercado de refrigerantes: Ambev parte para o ataque

A Ambev quer se transformar num gigante – não somente da cerveja – mas também no segmento de bebidas não alcoólicas. A informação é da colega Cynthia Malta, do Valor. A ideia é entrar agressivamente no mercado de chás, energéticos, isotônicos e refrigerantes. A estratégia será aumentar o número de versões das bebidas e ampliar o leque de embalagens. A empresa tem um milhão de pontos de venda em todo o país e detém pouco menos de 70% do mercado de cervejas.

A companhia tem oito marcas de refrigerante (sendo o guaraná Antarctica e a Pepsi os principais produtos), uma de isotônico (Gatorade), uma de chá (Lipton) e outra de energético (Fusion). O Lipton Mate deverá chegar ao mercado em breve. A Ambev está de olho num mercado que produziu 15,7 bilhões de litros em 2010, um crescimento equivalente a 3,7% em relação a 2009.


A cidade do "Cheira Vaca" e do "Tubaína"

Distante 346 quilômetros de São Paulo, a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo tem uma curiosidade: quase todos os moradores ostentam um apelido. É comum entre os santacruzenses (!) que muitos não saibam os verdadeiros nomes de amigos e vizinhos. Um dos moradores, o policial aposentado Luiz Roberto de Oliveira, o "Pinguim", resolveu fazer um levantamento dos apelidos na cidade.

Apesar de ter a pele clara, Maria Eugênia Silva Mendonça só é conhecida pelo apelido de “Nega”. Mas tem ainda “Lulu”, “Gravatinha”, “Caboclinho”, “Quinzinho e “Cheira Vaca”. Mesmo sem beber há quinze anos, João "Pinga" não conseguiu mudar a alcunha para João "Tubaína", o apelido que prefere ganhar. O que o sujeito deve ter feito para ganhar o apelido de “Cheira Vaca”?

2 comentários:

  1. Legal a Ambev partir para o ataque no refrigerante.
    Melhor ainda seria se, ao mesmo tempo, ela deixasse de ser tão agressiva na cerveja, e seguisse práticas de concorrência mais leais.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Thales. Agressividade tem a ver com a força de cada um. Aí vale tudo: soco, pontapé, dedo no olho, rabo de arraia e catiripapo. Abraço Claudio

    ResponderExcluir