sexta-feira, 29 de abril de 2011

Concorrência entre TVs e marcas de refrigerantes: o marketing é uma guerra!


Uma grande confusão pelo Brasileirão

Finalmente, a edição do Jornal Nacional desta quarta-feira (27 de abril) tratou do assunto “Campeonato Brasileiro” – mas não entrou em muitos detalhes. A matéria revelou apenas que os acertos financeiros com os clubes, feitos pela emissora – que tem a Coca-Cola entre seus patrocinadores para a transmissão dos jogos - foram considerados legais durante uma audiência pública no Senado formada exclusivamente para discutir a questão.

O que não foi dito na matéria é que a principal prejudicada neste episódio, a RedeTV! entrou com uma ação no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a TV Globo por causa dos direitos de transmissão dos jogos que a emissora do Jardim Botânico anuncia como sua. A emissora de Botafogo venceu a licitação realizada pelo Clube dos Treze mas não levou os direitos. A Rede TV quer o ressarcimento pelas perdas por ter participado, ganhado e não levado o processo criado pelo Clube dos Treze para definir que emissora transmitiria as partidas. Essa briga ainda vai acabar com a Rede TV! processando o Clube dos Treze.

Pepsi lança vending machine com controle remoto

A concorrência cada vez mais tecnológica entre as fabricantes de refrigerantes no sabor cola tem mais um capítulo. A Pepsi apresenta esta semana em uma feira, em Chicago, uma máquina que permite a compra remota de bebidas. A idéia é que usuários presenteiem seus amigos com uma bebida ao inserirem no sistema o nome do destinatário, o número de seu celular e uma mensagem de texto ou vídeo personalizado. O presente é entregue na forma de um código, com instruções para retirar a bebida em outra máquina semelhante. A iniciativa aumenta sensivelmente a participação da marca nas redes sociais.

Na mesma feira, a Coca-Cola começa a testar sua máquina de venda que mistura sabores entre cem diferentes produtos de sua marca – hábito que recebeu o nome de Freestyle – de acordo com a vontade do consumidor. Este assunto, aliás, já foi tratado aqui no blog.

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