sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Realidade aumentada com o Restart e uma pergunta: seus pais ou seus amigos já conversaram com você sobre a...cotésia?

Pepsi e Restart em “realidade aumentada”

A Pepsi está investindo numa campanha para se aproximar do público jovem. A ação será publicada na edição de novembro da revista Billboard e envolverá recursos de realidade aumentada: o leitor acessa o hotsite aqui e participa do anúncio.

A campanha é assinada pela AlmapBBDO. Além disso, a revista, que terá em sua capa a banda adolescente brasileira Restart, vai exibir uma lata de Pepsi. Ao final da matéria sobre o grupo, o leitor pode acessar o site da marca e assistir um vídeo com conteúdo exclusivo da banda. Aliás, um aviso para quem gosta do Restart: não perca a postagem de amanhã aqui que terá os quatro garotos em vídeo lançando uma promoção.


Você sabe o que é uma... cotésia?

Eu deveria consultar os oráculos para saber se devo ou não falar sobre a bebida caldo de cana. Em todo o caso, como o assunto é interessante, vamos lá. O Brasil lidera o maior programa de controle biológico do mundo de combate à broca-da-cana, principal praga, responsável, no passado, pela devastação dos canaviais e pelo comprometimento da produção de açúcar. Hoje, o país está equipado com 80 laboratórios que produzem, por ano, um exército de 60 bilhões de uma minúscula vespa asiática chamada cotésia, o único inimigo natural da broca.

Além de não agredir a natureza, o programa proporciona uma economia de custos, uma vez que o uso de agrotóxico se tornou desnecessário. O custo por hectare do controle biológico sai por R$ 45 contra os R$ 148 gastos com agrotóxicos. São necessários 4,8 milhões de cotésias por hectare para assegurar o controle. A vespa vive apenas 72 horas. Sua função é penetrar nos orifícios abertos pela broca no caule da cana e avançar pelas galerias até localizar o inimigo. Aí rola um Ultimate Fighting e a broca perde por nocaute. E, para quem nunca viu uma cotésia...aí está!

Nenhum comentário:

Postar um comentário