segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fernando Pessoa na Coca-Cola e Beckham no Guaraná Antarctica














Fernando Pessoa fez o primeiro slogan de Coca-Cola

Pouca gente conhece, mas a revista Língua está entre os melhores produtos do mercado editorial brasileiro. Com matérias sempre interessantes, a edição de outubro revelou que o escritor e poeta Fernando Pessoa escreveu o primeiro slogan do produto em português. Explica-se: em 1928, ele era “copywriter” – o que hoje chamamos de redator - da agência portuguesa de publicidade HORA. A frase “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” do anúncio “A tal...em Portugal” vendeu como água – ou melhor, como Coca-Cola. Mas aí aconteceu o inusitado. Segundo a revista, “a Direcção de Saúde entendeu que o slogan reconhecia a toxicidade da bebida” e sua ligação com a cocaína. O produto foi proibido. Essa pauta foi sugerida pela advogada e amiga Shirley Ramos.

Já o poeta Décio Pignatari publicou no suplemento dominical do Jornal do Brasil, em 1957, um poema croncretista usando as palavras: “beba coca cola babe cola beba coca babe cola caco caco cola cloaca”. Imagine o impacto disso há 53 anos...

Vá à banca de jornal mais próxima e peça a sua “Língua”, mas cuidado com a resposta do jornaleiro...


Guaraná Antarctica conquista David Beckham

O refrigerante é uma paixão do jogador de futebol inglês David Beckham. Ele chegou a postar no perfil do facebook um comentário no qual pedia ajuda para encontrar o refrigerante nos Estados Unidos, onde joga atualmente. As respostas vieram imediatamente. Milhares de usuários da rede social atenderam ao pedido do craque. Beckham agradeceu por todas as sugestões. Não acredita que ele gosta do produtos? Olha o que ele carrega na sacola na foto ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário