segunda-feira, 8 de novembro de 2010

“Perereca” assusta Coca-Cola!

Um surpreendente "case" de marketing

O editor do blog “Going Global”, John Yunker, escreveu esta frase sugestiva: “Quem pensa que a Globalização é um jogo no qual os americanos sempre saem vencedores não conhece o refrigerante Kola Real”. Pois esse produto das Indústrias Ananos, do Peru, é um “case” de marketing para comprovar que a globalização também faz gol contra. No rádio, quando se faz referência a uma emissora pequena e sem recursos a chamamos de “perereca”. Pois a “perereca” dos refrigerantes resolveu mexer logo com a Coca-Cola – acredite - na área de fronteira do México com o sul dos Estados Unidos, e foi parar nas páginas do Wall Street Journal.

A perereca peruana já abocanhou 4% do mercado cola mexicano – e tem gente que garante que isso é apenas o começo. A estratégia foi oferecer um produto bem mais barato. Além do México, a empresa exporta a Kola Real para Equador, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, República Dominicana e Venezuela. Em casa, a Kola Real tem 17% do mercado, atrás da Coca-Cola (26%) e da líder Inca Kola (31%). Na cor amarelo-ouro, a Inca Kola, por sua vez, é feita de uma planta chamada lúcia-lima. A marca – que já foi 100% peruana – tem hoje 49% de suas ações nas mãos da Coca-Cola.

Comentário - Inca Kola é uma delícia! Para beber você tem duas opções: Ou manda seu cunhado para o Peru ou vai ao bar Tubaína, em São Paulo. No meu caso, o filho da sogra viajou. Em tempo: essa pauta foi sugerida pelo amigo Marco Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário