sexta-feira, 20 de maio de 2011

No mundo das bebidas e guloseimas






Palhaço-sanduíche “sobe no telhado” e brasileira mais velha do mundo adora refri!

Médicos levam Ronald McDonald à UTI

O palhaço Ronald McDonald – garoto-propaganda da famosa rede de lanchonetes - pode estar com seus dias contados. Médicos norte-americanos se uniram para convencer a empresa a abandonar seu conhecido mascote, o Ronald McDonald. Em carta publicada nos jornais daquele país, eles querem o afastamento do boneco colorido com cara de bobão e que a rede de fast food pare de promover produtos e brinquedos entre crianças. A campanha vem sendo conduzida pela Corporação de Responsabilidade Internacional (Corporate Accountability International).

A notícia caiu como uma bomba na reunião anual dos diretores da companhia, que aconteceu, nesta quinta-feira, também conhecida como “ontem”, em Chicago. Os médicos querem que o "McLanche Feliz" não seja mais acompanhado de brindes – fato que torna as crianças muito vulneráveis à publicidade. A empresa reagiu dizendo que “Ronald é um embaixador a serviço do bem, que dá mensagens importantes às crianças sobre segurança, alfabetização e um estilo de vida ativo e equilibrado". E mais: "Servimos alimentos de alta qualidade e nossos ‘McLanches Felizes’ propõem opções e variedade nas porções adaptadas às crianças."

Pesquisas internacionais apontam que as estratégias utilizadas na publicidade para crianças deixam indefeso o pequeno consumidor. Isso fez com que outros países – como a Suécia, Inglaterra, Espanha e Canadá - criassem regras e limitações para mensagens dirigidas ao público infantil. Somente agora o Brasil começa a discutir o assunto no Projeto de Lei nº 5.921/2001. Já faz dez anos que o projeto não avança! Mas nossos deputados nós conhecemos muito bem...

E Vó Quita segue firme e forte

A mineira Maria Gomes Valentim – mas pode chamar de “Vó Quita” que ela adora – é a pessoa mais velha do planeta! Aos 114 anos, ela vive em Carangola, na zona da mata mineira. Ela dorme às cinco da tarde e acorda com os passarinhos. Vó Quita não adota dieta e evita medicamentos. Durante as refeições, ela não dispensa a pimenta, três dedinhos de vinho e ainda pãozinho, refrigerante e empadinha (com pimenta, claro).

Curioso é que até os 110 anos, Vó Quita costumava ir à padaria e ao banco – onde furava a fila dos idosos por ser muito mais velha que os demais. Vó Quita fará 115 anos no dia 9 de julho. Ela não pretende fazer nenhuma festança mas já sabe que o pessoal do Guiness Book vai até lá entregar um certificado. Ela nasceu em 1896. Sua benção, Vó Quita...!

Nenhum comentário:

Postar um comentário