segunda-feira, 30 de maio de 2011

Crise no Japão atinge o refrigerante


Super Mario de refri

Essa imagem surgiu na rede e até em sites de notícias. O autor da obra-prima de supermercado é desconhecido. A imagem reproduz o Mario, seu irmão Luigi, e um cogumelo (?) feito de latinhas de refrigerantes.

Japão quer acabar com uma tradição

As vending machines - grande sucesso nas ruas, escritórios e até em templos religiosos do Japão há 50 anos – estão ameaçadas de extinção. Uma campanha de economia de energia no país - abalado por terremoto, tsunami e acidente nuclear – prega o fim das mais de 5 milhões de jido hanbaki (como são chamadas lá) que vendem refrigerantes, livros, guarda-chuvas, flores, gravatas e tudo mais que você imaginar. Somente a Coca-Cola tem 980 mil máquinas na terra do sol nascente.

Mas segundo o coleguinha André Sanchez Braun, da agência EFE, os problemas no fornecimento de energia elétrica após o 11 de março estão mudando a percepção destes aparelhos no país, especialmente os que vendem bebidas, que consomem muita energia pois oferecem latas com bebidas quentes ou geladas. Segundo o Centro Japonês para a Conservação de Energia, três destas máquinas de bebidas consomem o mesmo que a média de uma família japonesa. O negócio era tão forte que existe até uma Associação Nacional de Fabricantes de Máquinas Vendedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário