quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Preços diet/light engordam custos do consumidor

Refrigerantes sem açúcar também são mais caros


Pesquisas recentes indicam que o brasileiro vem ganhando peso nos últimos anos e a opção pela linha de alimentos light e diet deverá conquistar novos consumidores. Mas enquanto tais alimentos podem ajudar a frear o avanço do ponteiro da balança o que passa a engordar são os gastos.

Segundo levantamento feito pelo economista da FGV André Braz, na hora de comprar, o preço de um produto light/diet pode ser 26,76% mais caro que a versão comum, como no caso dos iogurtes. A menor diferença foi verificada para os refrigerantes, cuja versão light/diet pode ser em média, 6,17% mais cara.

As variações dos preços de uma seleção de produtos comuns e de seus similares light/diet foram próximas entre setembro de 2009 e agosto de 2010. A primeira categoria caiu 8,79%, enquanto os produtos para dieta caíram 6,31%.



No Twitter: @BlogdoRefri


2 comentários:

  1. Esta cobrança a mais dos produtos diet e light é simplesmente exploratória e não tem a vem com custo de formulação ou Marketing.
    Conta rápida: Aspartame ( edulcorante mais usado em refrigerastes) é 200-220 vezes mais doce que açúcar, porem custa em media 70-85 vezes mais.
    Conclusão: em um refrigerante Diet chega a ser mais barato que o regular!!!!
    Marco

    ResponderExcluir
  2. Marco,
    bem observado. Mas tem aquela coisa do "valor agregado" porque não engorda. E mais: com o perfil do consumidor - mais velho (+$$$) e mais preocupado com a saúde.
    Grande abraço

    ResponderExcluir