sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Um gole de Gatorade e uma colher de chá


Gatorade toma injeção social para recuperar energia

Uma das marcas mais lucrativas da PepsiCo – o Gatorade – tem apresentado queda de vendas nos últimos três anos. Com receio de que o produto tenha “envelhecido”, a companhia criou um centro de controle – com quatro plantonistas full time – que promove uma campanha de marca junto às redes sociais. Os funcionários monitoram blogs e sites de relacionamento, no esquema “one to one”.

O público-alvo são os atletas juvenis e de ensino médio – principais consumidores do produto. Os monitores conversam com os jovens dando dicas e ouvindo suas opiniões. O centro de monitoramento é equipado com um programa que identifica palavras-chave e menções ao produto. Pode-se creditar ao novo recurso a reversão da curva de queda de vendas - já observada no segundo trimestre deste ano, com aumento das vendas de 7 por cento.

Uma colher de chá

Relatório do Euromonitor revela que o chá foi uma das categorias com melhor desempenho no mercado de bebidas no ano passado. Com a saturação de mercados tradicionais - como a China, Índia e Indonésia -, a Europa Oriental foi a região de destaque para o produto, com significativo crescimento das vendas. Outro mercado interessante foi a Austrália, com destaque para o consumo de chá verde.

A empresa de pesquisa destaca a conscientização dos consumidores para os benefícios à saúde de chás ricos em antioxidantes, fato que deve ter contribuído para a expansão de novas praças para esse produto. O Lipton da Unilever é a única grande marca com efetiva participação global, ao contrário de outras marcas, concentradas em regiões específicas e com sabores regionais.

No Twitter: @BlogdoRefri

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