terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escassez de água mata mais que guerras



Recurso é desperdiçado todos os dias

Relatório da ONU revela que mais pessoas morrem por causa de água poluída e contaminada - ou por falta dela - do que por formas de violência , inclusive guerras. O secretário-geral da instituição, Ban Ki-moon, disse ainda que o tema é vital para toda a agenda da ONU – saúde da criança e da gestante, expectativa de vida, qualidade dos alimentos e mudanças climáticas entre outros.
O estudo, intitulado “Água Doente”, aponta que dois milhões de toneladas de resíduos contaminam cerca de dois bilhões de litros de água diariamente. O resíduo é composto principalmente por esgoto, poluição industrial e pesticidas agrícolas e resíduos animais. A diarréia, principalmente causada pela água suja, mata cerca de 2,2 milhões de pessoas por ano e mais da metade dos leitos dos hospitais no mundo é ocupada por pessoas com doenças ligadas à água contaminada. O relatório recomenda sistemas de reciclagem de água e projetos multimilionários para o tratamento de esgoto. O que o estudo não diz é que, no futuro, as guerras poderão motivadas justamente pela falta de água para beber.
Sorte nossa que o país é riquíssimo neste recurso. Mas precisa ficar alerta, evitando o desperdício, a poluição e o interesse externo.

Receitinhas com suco e refrigerante

Suco energético: 400 ml de água de coco, 1 maçã com casca, uma folha de alface, meio pepino, um pedaço de gengibre, bater no liquidificador, coar e adoçar com mel. Ninguém segura!

Drink “Céu de brigadeiro”(criação do editor): Meio copo de Sprite ou similar, sumo de meio limão, uma dose de vodka, meia dose de curaçao e gelo. A cor azul do curaçao causa um belo efeito a esta refrescante bebida.

9 comentários:

  1. A mãe de uma amiga minha sempre usou refri de guaraná em sucos com mtas frutas misturadas. Fica uma delícia! Dá uma adoçadinha e o gás cai super bem na mistura de sabores. Eu recomeIndo! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Ola Refri-colegas
    Agua: Hoje as guerras tem como pano de fundo petróleo, daqui a 100 anos será agua...
    Você ja podem notar as grandes multis de bebidas e alimentos do mundo comprando fontes de nosso sagrado aguífero guarani....
    Diga de vitamina energética:
    sabe aquele cafe que sobra na garrafa térmica, congele em formas de gelos e depois use isso e bata com frutas e sucos energéticos !( eu uso leite de soja, açai,banana, aveia....)
    Abraços
    Marco

    ResponderExcluir
  3. Nossa,
    vou entregar a editoria de receitas pra vocês!

    ResponderExcluir
  4. Preciso experimentar esta receita do editor. Parece uma delícia!!!!!

    célia

    ResponderExcluir
  5. Céu de Brigadeiro..hummmm
    muito bom....... manda mais
    beijos

    ResponderExcluir
  6. basta a gente dar receita de vodka que o blog de refrigerante "bomba"...
    assim não é possível hahahaha
    Vou abrir uma filial: Blog da Pinga

    ResponderExcluir
  7. Ola Galera, vamos pro álcool pois niguem é de ferro!
    Sabe aquele mesma forma plástica de fazer gelo que falei acima, agora ao invés de fazer cubos congelados de café, vamos fazer o mesmo com água de coco, cubos de agua de coco.
    Depois ponha no seu Whisky ou cachaça gold !!!
    Cheers !!!!
    Marco

    ResponderExcluir