terça-feira, 31 de agosto de 2010

Coca-Cola e Pepsi lutam por mercados na Ásia e o FIM DO JORNAL DO BRASIL


Coca-Cola lança produto novo na Índia


Certa vez, o fotógrafo Guarim de Lorena puxou as orelhas do Blog do Refri pela publicação de uma notícia sobre o Alpino, uma bebida láctea e, portanto, fora dos propósitos do blog. Com a inteligência e sensibilidade que lhe são características, ele tinha razão. Mas agora é diferente por se tratar da Coca-Cola. O fabricante está lançando (“está a lançar” – para nossos leitores lusófonos) a bebida láctea Maaza na Índia – o maior mercado consumidor asiático deste tipo de produto. A informação é da Canadean Liquid Intelligence.

Maaza Milky Delite – no sabor manga – é resultado de longo trabalho que envolveu o departamento de pesquisa e o laboratório de desenvolvimento da empresa, localizados na cidade de Gurgaon, na Grande Nova Déli. O vice-presidente de Marketing da Coca-Cola Índia, o brasileiro Ricardo Fort, explica que o lançamento neste novo segmento amplia o portfólio da companhia que pretende buscar a liderança da marca Maaza no mercado indiano. O público jovem será o target do produto, que estará disponível na embalagem slim tetra pack de 200 ml por um preço em rúpias equivalente a R$ 0,57.


Pepsi investe U$ 250 milhões no Vietnam

É mais que óbvio que os grandes fabricantes estão de olho na Ásia. A PepsiCo anunciou investimentos que equivalem a R$ 441 milhões no câmbio do dia. O objetivo é impulsionar sua capacidade de produção e pesquisas de novos produtos com a criação de uma fábrica em Can Tho, a maior cidade do delta do rio Mekong com 1.300.000 habitantes. A empresa desenvolve na região um programa de responsabilidade social.

Para Saad Abdul-Latif, CEO da companhia para a Ásia, Oriente Médio e África - responsável por mais de cem países - o valor investido revela o interesse da Pepsi no Vietnam e sua confiança no dinamismo daquele país. A indústria vietnamita de bebidas não alcoólicas – ao contrário de outros mercados - cresceu 16% em 2009.
Tchau JB
Chega às bancas hoje a última edição em papel de O Jornal do Brasil - criado por Rodolfo Dantas em 1891. Por aquelas redações passaram Ruy Barbosa, Joaquim Nabuco, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, João Saldanha e Alberto Dines (com quem tive o prazer do trabalhar no Observatório da Imprensa). Aliás foi Dines o responsável pela famosa reforma gráfica do JB e por introduzir no país a técnica da "pirâmide invertida" - aquela em que os fatos mais importantes iam para o alto do texto (o "lead"). Um brinde de refrigerante ao JB e aos meus ex-colegas de lá.


No Twitter:@BlogdoRefri

4 comentários:

  1. Eu pensei em fazer o mesmo mas depois ponderei que o JB já acabou há muito tempo!

    ResponderExcluir
  2. gostaria q postassem uma foto ou matéria com imagem falando a respeito do antigo refrigerante salutaris ... não me recordo de como era a embalagem ... se for possível ficarei grato =]
    *-*

    ResponderExcluir
  3. Olá Anônimo, vou fazer uma pesquisa sobre o assunto e prometo publicar em breve. Só me tire uma dúvida, você não está se referindo à água mineral desta marca (que ainda existe). Estou certo?
    Abraços
    Claudio

    ResponderExcluir