sábado, 14 de agosto de 2010

Cervejas para crianças enquanto o chá esquenta...




No Japão, a “cerveja” para crianças


Era só o que faltava. Existe no Japão uma cerveja não alcoólica para crianças: a Kidsbeer. A garrafa de 330 ml do produto é vendida por 380 yens – o equivalente a R$ 7,75 ao câmbio de hoje. As garrafas na cor âmbar dão a semelhança do produto oferecido a adultos. Mas tudo não passa de uma brincadeira.

Na verdade, o produto é mesmo o brasileiríssimo guaraná – e não leva malte ou lúpulo, principais ingredientes da cerveja. Kidsbeer foi uma invenção do dono do restaurante Shitamashi Ya, em Fukuoka, no Japão - ao perceber que as crianças gostam de imitar os adultos. A “cerveja” é um sucesso. No Brasil, os defensores do “politicamente correto” não permitiriam tal coisa. Lembra dos cigarrinhos de chocolate Pan?



Mercado de chás “esquenta” no Brasil

O mercado de chás cresceu 18,5% em 2009 e deve apresentar o mesmo desempenho – ou um pouco mais - em 2010. A informação é do executivo da Coca-Cola Femsa, Rodrigo Campos em entrevista dada ao site mineiro UAI. Segundo ele, o Brasil é um dos países mais promissores para este segmento. Ao contrário do que faziam nossas avós, o chá agora é uma bebida para ser consumida gelada.

O brasileiro – e especialmente o público mais jovem – consome cada vez mais os produtos a base de chá. Segundo a consultoria Nielsen, os brasileiros beberam 59,2 milhões de litros em 2009 - 10,7% a mais que em 2008. O faturamento do setor este ano deve chegar a R$ 282 milhões, contra os R$ 238 milhões do ano passado. Os grandes fabricantes estão atentos.

A Coca-Cola Femsa lança ainda este mês novos produtos de sua linha de chás verdes prontos para beber, nos sabores limão, abacaxi e maracujá - nas versões de 1,5 litro e lata de 355 ml. A linha Nestea, produto da Nestlé, também se mexe e avalia o mercado brasileiro como um dos mais promissores em todo o mundo e espera o crescimento do setor a uma taxa média de 10% ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário