terça-feira, 24 de agosto de 2010

Refrigerante e cachaça: imposto é um porre!


Setor de bebidas engole imposto amargo

Muito inteligente a campanha da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) que criou o personagem "Impostão" para mostrar o quanto os governos mordem nossas finanças para poderem ficar cada vez mais gordos e ricos. Segundo o site Webradio Mundial Net, as bebidas estão entre as categorias de produtos que mais sofrem com a pesada carga de tributos que representam, por exemplo, 47% do preço de uma lata de refrigerante e 37,8% do suco. Ao comprar uma cerveja, o consumidor engole um imposto que não desce redondo de jeito nenhum: 56% do preço. Mas imposto que "pega" mesmo e que deixa o consumidor de ressaca é o da cachaça: 83%. É uma facada "líquida" e certa. E ainda dizem que “marvada” é a cachaça.

Mas o pior vem agora: A Associação dos Fabricantes de Refrigerantes do Brasil (Afrebras) divulga estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), revelando que o setor sofre a carga de impostos mais injusta do país. Os pequenos e médios fabricantes pagam tributos mais altos que as grandes corporações do segmento.


Para adoçar, piadinha de refri...

Essa é do piadasonline:
O matuto visitava pela primeira vez a capital e foi comprar um refrigerante na padaria. O padeiro disse:
- Compre a ficha, coloque naquela máquina e aperte o botão vermelho.
Isso feito, a latinha de refrigerante cai da máquina. Empolgado, ele grita:
- Quero mais fichas.
Matuto põe a ficha na máquina de refrigerante, aperta o botão vermelho, e, pum! Cai a latinha. Meia hora depois, um rapaz que espera a vez pergunta:
- Vai demorar, amigo?
O matuto responde:
- Meu véio, tô cuma sorte danada nesse jogo. Enquanto tivé ganhano num saio não, sô.

No Twitter: @BlogdoRefri

Nenhum comentário:

Postar um comentário