quarta-feira, 9 de junho de 2010

Um veículo movido pela combinação de Coca-Cola e Mentos – assista ao vídeo mas não tente fazer isso em casa!



Os americanos Fritz Grobe e Stephen Voltz ficaram conhecidos por juntar o refrigerante e a bala de menta para fazer, digamos assim, criações “explosivas”. Recentemente, chegou ao YouTube a mais recente criação da dupla: um veículo movido a esses dois ingredientes, o ”the zero coke and mentos rocket car”.

Os “cientistas” adaptaram uma bicicleta e montaram, na parte de trás, uma estrutura para armazenar 108 garrafas de 2 litros do refrigerante e 648 balas. Quando um mecanismo é acionado, o doce se mistura com o líquido e a “explosão do combustível” empurra o estranho veículo por 67 metros.

O efeito - conhecido como erupção de mentos - é uma reação resultante da combinação dos dois produtos. Uma única bala em uma garrafa do refrigerante faz jorrar um jato espumante, uma espécie de gêiser resultante da rápida expansão dodióxido de carbono na superfície do doce. Suspeita-se que outro fênomeno, conhecido como carbonação, esteja por trás desse efeito. As explicações para o fato ainda são controversas entre os “estudiosos”, mas todos concordam que se trata de um fenômeno físico e não químico. Diversos vídeos no YouTube mostram estas divertidas erupções. Em 2008, estudantes da cidade belga de Leuven lançaram, simultaneamente, 1.360 gêiseres de mentos e entraram para o Guinness Book - foto acima.

Assista ao vídeo da experiência com “the zero coke and mentos rocket car”:
http://www.eepybird.com/featured-video/the-coke-zero-mentos-rocket-car-2d

Nenhum comentário:

Postar um comentário