sexta-feira, 11 de junho de 2010

Um hipermercado que só vende refrigerantes



Na cidade de Los Angeles, mais precisamente no 5702 da York Boulevard, existe uma loja que é o similar do Blog do Refri – só que no mundo real. É uma grande mercado – há cem anos com a mesma família – que optou pela segmentação em 1995. John Neese decidiu que só venderia refrigerantes e tornou-se único no mundo. O “Galco’s Soda Pop Stop” tem em suas prateleiras mais de 500 sabores e marcas diferentes. São diversos sabores – tangerina, lima, pepino, morango, além de outros sabores experimentais como alguns já postados neste blog.

Reza a lenda que Neese optou por abrir para todas as marcas como uma forma de protestar e reagir às pressões dos grandes fabricantes que ofereciam melhores condições de preço e pagamento aos estabelecimentos maiores em detrimento dos menores, além de cometerem certos abusos como a “velha” venda casada – a que condiciona a venda de um produto à aquisição de outro, forçando a compra daquilo que não se quer para se obter aquele que se deseja.

Em pouco tempo, a Galco’s virou uma referência. Hoje, os fabricantes – grandes ou pequenos – brigam por espaços em suas prateleiras.

2 comentários:

  1. Interessante isso. Nunca imaginei um lugar q só vendesse refris. Eu não conheço o exterior, mas me dizem que lojas q vendem bebidas são comuns, mas não uma só. Bacana.

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Eu mesmo estou descobrindo coisas que sequer imaginei. Karla, prepare-se, vou fazer um quiz na semana que vem.
    beijks

    ResponderExcluir