sábado, 8 de maio de 2010

Tudo o que você queria saber sobre o Mineirinho mas tinha vergonha de perguntar



No rótulo do produto está escrito “refrigerante de chapéu de couro”. Esse é o principal ingrediente do Mineirinho: a erva Echinodorus Macrophyllus - vulgarmente chamada de Chapéu de couro - com efeitos diuréticos. O Mineirinho foi criado na cidade mineira de Ubá – que tem em Ary Barroso seu filho mais ilustre. A partir de 1946, a fábrica foi tranferida para a empresa Flexa, no Ponto Cem Réis, em Niterói. Em 79, nova mudança: a transferência definitiva para o bairro Barro Vermelho em São Gonçalo – a segunda cidade mais populosa do Rio de Janeiro.

O produto é tradicional desde os tempos do antigo estado do Rio. Boa parte dos bares de Niterói e São Gonçalo exibe o logo e sua característica elipse verde. Mineirinho tem coloração intermediária entre o guaraná e as colas e é bem mais doce dos que estes. O produto – nas versões normal e diet - é apresentado nas embalagens pet de 2 litros e de 350 ml. O antigo slogan “Refrigerante Salutar” é marca registrada do produto que hoje adota o “Muito mais refrigerante”. A distribuição na cidade do Rio de Janeiro é falha, o que reforça a impressão de que seja um produto exclusivo de Niterói e São Gonçalo.

O refrigerante tem também seu folclore: muitos acreditam que bebê-lo quente desfaz cálculos renais! Entre os benefícios medicinais do chapéu de couro estão as inacreditáveis propriedades antiofídica e antisifilítica. Ou seja, foi picado de cobra ou fez sexo sem camisinha? Tome Mineirinho!

67 comentários:

  1. Contém potássio em sua composição???

    ResponderExcluir
  2. Sim, potássio: também presente na água de coco e na banana. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho bronquite e toda vez que tomo mineirinho eu me sinto mla sinto dores no peito...o que pode ser?Tenho um amigo q tem bronquite e diz sentir a msm coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho o mesmo sintoma, menos as dores. Eu estava exatamente pesquisando se mais alguém tinha isso.

      Excluir
    2. No seu caso, creio que um médico deva ser consultado...Abs

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Comigo acontece a mesma coisa. Também tenho bronquite, mas a falta de ar que me dá após beber o refrigerante é diferente de quando eu estou em crise respiratória. A sensação é mais como uma falta de fôlego. Depois de alguns minutos volto a respirar normalmente sem ter que tomar remédio.

      Excluir
  4. Não sou especialista em bronquite - nem em refrigerante. Mas talvez você reaja mal ao "chapéu de couro" - principal agente do Mineirinho. Abraços. Claudio Carneiro

    ResponderExcluir
  5. o Mineirinho e mais saudável que os outros refrigerantes

    ResponderExcluir
  6. Tem uma corrente que defende isso mesmo, anônimo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. No rótulo do Mineirinho Zero a quantidade de Sódio é 0% enquanto nos demais refrigerantes ditos ZERO há uma quantidade de Sódio boa a ser observada.

    ResponderExcluir
  8. Flávio , sou fã de Mineirinho: bebo quase todos os dias.

    ResponderExcluir
  9. Depois que bebi mineirinho n largo mais muito bom.

    ResponderExcluir
  10. ola pessoal, qual é o site oficial do mineirinho? obrigado desde ja, abraço ando

    ResponderExcluir
  11. Não tenho bronquite mas quando bebo eu sinto falta de ar, parece q minha traqueia esta sendo fechada... Com poucos goles desse refri ja começa os sintomas. Quando bebia não podia tomar mt mais do q 150ml sem me preocupar... Deve ser alergia a algum ingrediente, possivelmente o tal chapéu de couro.

    ResponderExcluir
  12. Antes de beber refrigerante procure um especialista...rs

    ResponderExcluir
  13. Prezado anônimo, assim como aconteceu com vc não achei o site da empresa. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contatos com a fábrica do refrigerante Mineirinho:
      sac@flexa.com.br.

      Excluir
  14. tenho bronquite e tambem sinto falta de ar quando tomo mineirinho.
    estranho, desde criança tomei... mas só depois dos 20 anos comecei a ter este sintoma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como já disse aqui antes, procure um médico, ok? Abraços

      Excluir
  15. Como comprar mineiro fora da região onde é vendido???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente entrar em contato com a fábrica: Contatos com a fábrica do refrigerante Mineirinho:
      sac@flexa.com.br.

      Excluir
    2. Ok, desculpe a demora na resposta. Mas obrigado pelo contato!

      Excluir
  16. Não tem como. A distribuição do produto é muito frágil.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Bebo mineirinho desde 1979 quando ele veio para Niterói!! Nunca tive nada e adoro o seu sabor. É o único que eu bebo.

    ResponderExcluir
  18. hahaha eu achei que só eu sentia alguma coisa tomando Mineirinho.
    As vezes eu tomo e fico com tosse. Tosse como se fosse um pigarro que vai piorando.
    As vezes eu tomo e fico só com pigadrro e sem tosse. vai entender rrss .. mais é gostoso!
    Bom, sou do RJ mais agora to morando em Maricá e por aqui tem em todo lugar!
    Valeu :)

    ResponderExcluir
  19. Adoro Mineirinho,o sabor é incomparável. Espero que não acabe, como muitos produtos que saem das prateleiras. Porém, acho difícil, pois ele é bem antigo e apreciado, por onde moro é bastante comum, sorte a minha, porque é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  20. Meu sogro compra direto aqui em Itaguaí-Rj. Passei a gostar também, bebam bem gelado que fica show!

    ResponderExcluir
  21. Eu pesquisei justamente pra saber se alguém tem tosse ao tomar maneirinho kkk pois me dá tosse mas depois passa.
    Minha cunhada tem coceira nas costas ao tomar maneirinho kkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Na minha infância, em Niterói, bebi desse refrigerante! Alguém sabe como posso comprá-lo? Atualmente moro no interior de São Paulo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo,
      vc pode adquirir o produto em diversas cidades fluminenses. Abraços

      Excluir
  23. A fórmula é realmente de Ubá, MG, criado o refrigerante no final dia anos 20, fórmula do meu avô paterno, Diogo Arantes Mendonça, que trabalhava na fábrica Funaro. A fórmula foi vendida pelo filho do Sr.Funaro, não sei precisar o ano, após falecimento deste. A fórmula era do " Chapéu de Couro ", ee o Mineirinho atual não é o refrigerante original.Toda essa informação vem da minha tia paterna, Diva Mendonça, com 93 anos, super lúcida que pediu para que eu registrasse a informação correta. Marisa Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi marisa, obrigado pela visita e pelas informações!

      Excluir
  24. Jesus Kaczmarkiewicz16 de janeiro de 2016 08:00

    Fato verídico! Como a penicilina andou em falta em mtos hospitais da rede pública, mtos médicos recomendaram a ingestão do produto no tratamento e ateh mesmo na profilaxia da Sífilis. Como sou leigo no assunto, naum sei bem explicar o pq mas os pacientes q fizeram o tratamento associado ao refrigerante TODOS tiveram uma redução mais do q significativa em seus exames referentes ao vírus causador da doença atingindo a taxa nula e/ou menor q 1:16 na maioria dos casos. Interessante naum eh verdade?!?!?!

    ResponderExcluir
  25. Muito boas as informações do Blog. Parabéns. EU ainda garoto em Niterói, caminhava do C I Henrique Lage até o ponto Cem Réis, meu Tio Português, Fernando Silveira era da contabilidade da Sociedade de Refrigerantes Flexa. Tinha umas geladeirinhas com umas garrafinhas bem pequenas, sem cheias e geladas, podia se beber a vontade. Minhas exageradas visitas as geladeiras na fábrica deve ter me feito muito bem. Conheci o Sr. Roberto, já na fábrica do Barro Vermelho, lugar de água boa. Sou fã e consumidor voraz até hoje. Já adaptado ao estilo diet. Mineirinho é D+...

    ResponderExcluir
  26. Nooossa! Gostei tanto do blog e dos comentários postados aqui... Congrats!

    ResponderExcluir
  27. Bebo esse refri desde que me entendo,ou seja a mais de trinta anos e adoro, ainda mais pelo fato de ser menos prejudicial e eu recomendo ahahah.

    ResponderExcluir
  28. Bebo esse refri desde que me entendo,ou seja a mais de trinta anos e adoro, ainda mais pelo fato de ser menos prejudicial e eu recomendo ahahah.

    ResponderExcluir
  29. Bebo esse refri desde que me entendo,ou seja a mais de trinta anos e adoro, ainda mais pelo fato de ser menos prejudicial e eu recomendo ahahah.

    ResponderExcluir
  30. Adoraria a expansão da empresa iniciando as vendas em Brasília, me pouparia o trabalho de trazer sempre que vou ao RJ 10 fardos.

    ResponderExcluir
  31. Adoraria a expansão da empresa iniciando as vendas em Brasília, me pouparia o trabalho de trazer sempre que vou ao RJ 10 fardos.

    ResponderExcluir
  32. Sou nascido e criado em São Gonçalo, eu e meus irmãos fomos criados tomando mineirinho. Esse blog me fez voltar a infância, lembrar do Henrique Lago, Ponto Cem Réise e claro, lembrar do mineirinho....me fez morrer de saudades dos ano 70/80.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  33. Sou nascido e criado em São Gonçalo, eu e meus irmãos fomos criados tomando mineirinho. Esse blog me fez voltar a infância, lembrar do Henrique Lago, Ponto Cem Réise e claro, lembrar do mineirinho....me fez morrer de saudades dos ano 70/80.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  34. conheci Mineirinho aos seis anos em Paratí e hoje tenho 61,portanto conheço a cerca de 55 anos fiquei surpreso com o título que diz a mais de 30 anos .
    Mauro Caldeira Malafaia

    ResponderExcluir
  35. Tenho 57 anos e sou asmática desde os dois. Sou carioca e sempre ia à cidade de São Pedro da Aldeia na região dos Lagos onde meus pais tinham casa de veraneio. Quando criança, ao chegarmos lá, a primeira coisa que fazíamos era ir à padaria da praça tomar um Mineirinho. Até hoje, adoro e consumo o refrigerante, preferencialmente na versão diet, não só por razões estéticas como prefiro por ser menos doce. Em vários momentos de minha vida, tive sérios problemas de anemia e consumi garrafas de Mineirinho com beterraba dentro que, sem querer discutir conceitos bioquímicos, rapidamente elevavam meu hematócrito.
    Chapéu de couro realmente é um fitoterápico que, como todos os outros fitoterápicos, não é inócuo e sem efeitos colaterais. Dessa forma, muitas pessoas podem ter reações alérgicas, como a corantes e outros aditivos contidos em outros refrigerantes.Condenar o consumo de um refrigerante por este motivo seria o mesmo que proibir a ingestão de leite (alimento supostamente saudável) porque alguns tem intolerância. Se algo não lhe faz bem após consumir, não consuma.

    ResponderExcluir
  36. Eliminei uma pedra nos rins apis ingestao de 20 dias de Mineirinho.Foi muito benefico,pois teria que fazer cirurgia.

    ResponderExcluir
  37. Amei a reportagem!
    Tenho várias pedras nos rins, acabei de fazer cirurgia para retirar uma que estava obstruindo meu ureter.
    Sempre soube da composição do Mineirinho mas não achei que pudesse ajudar de fato. O chá é muito ruim... Vou testar...

    Quando vi as primeiras postagens sobre a pressão no peito, pensei na concentração de gás ser maior. Mas não justifica ser só em quem tem bronquite.

    Alguém sabe dizer se mexe com a pressão?
    Sou hipertensa!

    ResponderExcluir
  38. Esse refrigerante realmente é proibido na grávidez? O chapéu de couro é abortivo?

    ResponderExcluir
  39. Esse refrigerante realmente é proibido na grávidez? O chapéu de couro é abortivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar disso, deve ser crendice !!!

      Excluir
    2. Tomei Mineirinho nas minhas três gravidez e nunca fez mal! Comecei a tomar por recomendação médica!

      Excluir
  40. Consumo Mineirinho a uns 52 anos e ate hoje sempre sinto o gosto de infância, e delicioso !!!!

    ResponderExcluir
  41. Sensacional!
    Saboroso,
    Saudável

    E Brasileiro!

    ResponderExcluir
  42. Sensacional!
    Saboroso,
    Saudável

    E Brasileiro!

    ResponderExcluir
  43. Aqui em casa só eu que consumo,mas consumo por todo mundo!!!
    - Adoro desde a infância!!!

    ResponderExcluir
  44. Muito legal. Adorei o texto. Sempre tomo minerinho qdo tenho infecção urinária, sempre ajuda a melhorar os sintomas. Fico muito orgulhosa por hj a fábrica está situada em minha cidade que é tão carente de tantas coisas.

    ResponderExcluir
  45. Muito legal. Adorei o texto. Sempre tomo minerinho qdo tenho infecção urinária, sempre ajuda a melhorar os sintomas. Fico muito orgulhosa por hj a fábrica está situada em minha cidade que é tão carente de tantas coisas.

    ResponderExcluir
  46. Aprendi a tomar mineirinho na casa de meus tios em Mutua S.G em 1963,muito bom e até hoje quando encontro no mercado eu compro.

    ResponderExcluir