terça-feira, 25 de maio de 2010

Investimentos: Pepsi na China e Schin na Bahia


Pepsi investirá US$ 2,5 bi na China em três anos

A Pepsi deverá investir US$ 2,5 bilhões na China nos próximos três anos. A informação é da agência espanhola EFE. Tal investimento demonstra as perspectivas favoráveis da empresa norte-americana em relação ao mercado chinês.

A empresa – que já emprega 20 mil pessoas em 27 fábricas naquele país - prevê abrir doze novas fábricas para fazer refrigerantes, bebidas sem gás e produtos alimentícios, ampliando ainda a produção em outras já existentes. Parte dessas novas fábricas ficará nas províncias de Fujian, Gansu, Henan e Yunnan, dentro de uma estratégia para ampliar suas atividades no oeste da China e em outras áreas do interior, inclusive na exploração agrícola. Também será criado naquele país um centro de pesquisas, com o objetivo de desenvolver produtos orientados de forma específica ao mercado asiático.

A Pepsi explicou ainda que planeja ampliar seu portfólio de produtos inspirados na tradição chinesa ou criados especificamente para o mercado chinês, para oferecer ao público produtos mais saudáveis. Como exemplo, citou bebidas das marcas Tropicana, Guo Bin Fen e Cao Ben Le, que foram desenvolvidas com base na medicina chinesa. A China tem sido um dos focos de investimento da Pepsi. Em 2008, a companhia anunciou um aporte de US$ 1 bilhão no país asiático, investimento que será finalizado este ano.

Schincariol anuncia investimento na Bahia

O grupo Schincariol investirá R$ 400 milhões até o fim de 2011 na Bahia. O aporte será destinado à ampliação e modernização de uma fábrica da empresa localizada em Alagoinhas. A empresa estima que os investimentos permitirão expansão de 20% no número de empregos diretos, terceirizados ou indiretos, elevando o números de colaboradores para 4.800. A informação é da agência Estado.

Inaugurada em 1997, a fábrica de Alagoinhas permitiu a ampliação da atuação da Schincariol no Norte e no Nordeste do País. Atualmente, a unidade produz cerveja, chopp, refrigerante, bebidas mistas e água mineral. Os aportes na Bahia fazem parte do plano de investimento da Schincariol para este ano no Brasil, que prevê R$ 1 bilhão para expansão da capacidade produtiva, em ações de marketing e ainda em eventuais aquisições.

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