quarta-feira, 26 de maio de 2010

E você pensava que sabia tudo...


* A Coca-Cola não é vendida em todos os países do mundo, ao contrário do que se acredita. Por motivos políticos e ideológicos, Coreia do Norte, Cuba, Laos e Myanmar proíbem a comercialização do produto em seus territórios.

* Nas reuniões estratégicas de grandes fabricantes, o concorrente é tratado como “o inimigo” e seu nome de fantasia nunca é citado.

* O Guaraná Brahma foi lançado em 1927. Em 2000, após a criação da Ambev - união da Brahma com a Antarctica - o produto foi retirado do mercado em benefício da marca líder do segmento – o Guaraná Antarctica – evitando assim a sobreposição de produtos e gastos excessivos com publicidade.

* Introduzido no mercado em 1885, o Dr. Pepper é o mais antigo refrigerante dos Estados Unidos.

* Comercializado somente no Maranhão – onde é líder de mercado – o Guaraná Jesus não tem esse nome por motivos religiosos. Jesus Norberto Gomes foi o farmacêutico que, em 1920, criou o xarope à base de cravo e canela. Sobre o assunto, leia post nesse blog do dia 14 de abril de 2010.

* Cuba e Panamá foram os primeiros países a engarrafar a Coca-Cola fora dos EUA, em 1906. O regime comunista imposto por Fidel Castro baniu o consumo do produto na ilha caribenha.

* Crush, Ginger-Ale, Gini, Gracola, Guarinda, Mirinda e Tab foram algumas marcas lançadas nas grandes cidades brasileiras nos anos 60 e 70 mas não emplacaram.

* Essa é de virar o estômago: um movimento nacionalista hinduísta Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS) – o equivalente em português à Brigada Nacional de Voluntários - quer lançar um refrigerante feito a partir da urina do animal sagrado naquele país, a vaca. O “produto” seria misturado com aloe vera e frutas silvestres e teria a propriedade medicinal de combater o diabetes e o câncer. A organização indiana busca a liderança do mercado e garante que o produto não terá sabor ou cheiro característico – e nenhuma toxina. Alguém se aventura a sugerir um nome para o produto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário