sexta-feira, 14 de maio de 2010

Misturar sabores no mesmo copo agora se chama Freestyle!



Sabe aquela brincadeira de misturar sabores de refrigerantes para ver se fica gostoso ou ruim? Pois é. A Coca-Cola levou a brincadeira a sério e transformou a ideia num potencial de venda. Durante cinco anos, a empresa desenvolveu a Freestyle, uma máquina de ponto de venda que mistura diferentes sabores permitindo ao usuário fazer as combinações que bem entender. Com um menu com 104 sabores na tela de toque e o design assinado pelo escritório do falecido Andrea Pininfarina - projetista dos carros da Ferrari - a Freestyle controla rigorosamente as dosagens de acordo com a vontade do cliente.

A Freestyle permite, por exemplo, que você misture uma Coke Black (de café) com Fanta Laranja (!) ou a Vanilla Coke com a Cherry Coke. Tudo isso na proporção exata que você desejar. A Freestyle está em teste em algumas lojas dos Estados Unidos. O inconveniente é que, como é utilizada tecnologia de alta precisão para os “blends”, o preço pode ficar até 30% mais caro que as máquinas tradicionais – fato que dificulta a aceitação nas lojas. Para se ter uma ideia, o inventor da scooter Segway e da bomba de insulina, Dean Kamen, foi chamado para adaptar a tecnologia de microdoses para a Freestyle.

Segundo a revista Beverage Digest, o negócio dos refrigerantes norte-americano carece de inovações imediatas. Lá, o volume de vendas caiu vertiginosamente nos últimos cinco anos e diminuiu 2,1% somente em 2009. As vendas de refrigerantes em máquinas, cerca de um quarto do volume total, caíram 2,7%. A Coca-Cola detém 70% do mercado americano de máquinas de refrigerantes.

Um comentário:

  1. E pensar que você já faz isso há tempos, misturando coca com ice tea! beijo R.

    ResponderExcluir