quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Racha no futebol brasileiro é apoiado pela CBF


Flamengo e Corinthians devem sair do Clube dos Treze

Não foi à toa que a entidade que manda e desmanda no futebol brasileiro – mais desmanda do que manda - se apressou em reconhecer o hexacampeonato do Flamengo logo esta semana. O que o presidente da CBF e genro de João Havelange, Ricardo Teixeira, queria – ele que detesta o Flamengo – era provocar a ira de outro inimigo, o São Paulo. A trama maquiavélica foi o estopim para desestabilizar, definitivamente, o Clube dos Treze. Assim, os dois clubes de maior torcida do país - Flamengo e Corinthians - decidiram acabar com anos de desacertos e privilégios e resolveram, numa só tacada, deixar o grupinho dos clubes mais importantes do país e - ao mesmo tempo - apoiar a TV Globo na manutenção dos direitos de transmissão das edições 2012 a 2014 do Campeonato Brasileiro. Exatamente como queria a CBF.

É preciso deixar claro que não existe “bonzinho” nessa história. O que tem nisso tudo é muita grana envolvida. Flamengo e Corinthians tiveram a ideia de formar uma nova entidade representativa dos clubes – espera-se que, desta vez, considerando aqueles que dão maior renda e têm as maiores torcidas. Se isso for adiante será um “racha” sem precedentes no futebol brasileiro. O Clube dos 13 – comandado pelo "Kadafi" gaúcho Fábio Koff – estava acertando “os finalmentes” com a TV Record.

Nada a favor ou contra a TV Globo – que tem patrocinadores de peso para o futebol como a Coca-Cola – nem nada contra ou a favor da TV Record. Quando o Corinthians estava sozinho com a TV Globo, alguns clubes - como o Atlético Mineiro - ameaçaram de boicote o clube paulista. Agora a coisa muda de figura, até porque a representatividade dos dois clubes de maior torcida em todo o país transformaria o Clube dos 13 no “Clube do eu sozinho”. Rubro-negros e corintianos demoraram anos para descobrir o poder que têm. No último contrato, os clubes receberam R$ 1,6 bilhão pelos direitos de todas as plataformas, valor que deve aumentar em cerca de 50% este ano, com a venda separada.

O certo é que o Clube dos Treze há muito perdeu sua identidade. A começar pelo número de afiliados – são 20 – muitos deles nas segunda e terceira divisões do Campeonato Brasileiro. Além disso, seu presidente se perpetua no cargo – assim como ocorre com o ex-marido da filha de Havelange. Fundado em 11 de junho de 1987, o Clube dos Treze nasceu com a promessa de que seria “a locomotiva que levará adiante os ideais dos clubes e defenderá os interesses do futebol brasileiro”. A locomotiva descarrilou. Além disso, o clube que tem a terceira maior torcida de São Paulo terá também que devolver a Taça das Bolinhas ao Flamengo ainda nesta quarta-feira.

Tudo indica que além de Flamengo e Corinthians, os clubes Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória formem a Liga dos Clubes – que concorrerá com o Clube dos Treze. Nesta configuração, cada uma das ligas teria – aproximadamente – 50% de torcedores em seus estados. Mas a representatividade nacional de Flamengo, Corinthians e Vasco fará deste novo grupo o mais forte.

2 comentários:

  1. É uma pena o futebol ser jogado mais fora que dentro de campo.

    ResponderExcluir
  2. E que os cartolas "suem" e apareçam mais que os atletas...Abraço "ô da cerveja"

    ResponderExcluir