sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Depois de Ronaldo e Ronaldinho...

















Robinho e Ratinho na linha de ataque da publicidade brasileira


Levantamento do Controle da Concorrência - órgão que monitora as inserções de comerciais de TV para o mercado publicitário - divulgou quais as personalidades preferidas das agências e anunciantes em 2010. Em primeiro lugar, com 5.674 aparições, o jogador Robinho foi a sensação da telinha no ano da Copa do Mundo.

Os apresentadores Ratinho (Carlos Massa) e Rodrigo Faro aparecem em segundo e terceiro com 4.754 e 4.072 exibições respectivamente. Faro se destacou como “revelação”. Em 2009, havia aparecido 2.340 vezes e nenhuma em 2008. Depois vem Lima Duarte (4º), Ana Maria Braga (5º), Zezé Di Camargo & Luciano (6º), Giba (7º) e Marcius Melhem (8º). O Top Ten é completado por Ivete Sangalo e Luciano Huck. Alimentos, bancos, bebidas, calçados, instituições de ensino, loterias, motocicletas, operadoras de celular e produtos de beleza estão entre os anunciantes.

Coca-Cola doa valor de multa para os ricos

A colega Cristina Moreno de Castro escreveu matéria sobre a picuinha entre a Pepsi e a Coca – sempre elas – envolvendo o produto Aquarius Fresh. Quando a Coca lançou o produto, em maio de 2007, a Pepsi entrou com uma representação contra o novo concorrente de H2OH! junto ao Procon e ao Ministério Público alegando propaganda enganosa da concorrente. O motivo era que o comercial - que tinha a música “Age of Aquarius” como trilha sonora e imagens de cachoeiras – levaria, segundo a queixosa, o consumidor ao erro, pensando tratar-se de água, e não de refrigerante.

Procon e MP abriram processos contra a Coca que se comprometeu com o segundo a alterar o comercial, as embalagens e a pagar multa de R$ 1 milhão – transformada em doação para o Instituto Ayrton Senna. Com tantas instituições - igualmente sérias e diferentemente pobres – o benefício foi, justamente, para a mais rica.

Ocorre que o processo do Procon continuou em curso. A multa, estipulada em R$ 2,1 milhões , venceu esta semana. Mas a Coca-Cola alega que não pode ser penalizada duas vezes pelo mesmo fato. Me engana que eu gosto.

É bom lembrar que a Pepsi usou do mesmo artifício quando lançou sua H2OH! e sofreu representações e punições por vender refrigerante como água mineral.

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