segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Enquanto o Rock in Rio não vem...


A banda que nunca veio ao Rock in Rio

Nesses tempos de pré-Rock in Rio, respira-se música enchendo os pulmões de ar e prendendo a respiração – como se seguissemos as instruções de um operador de raio X. Assim foi em 85, na primeira edição do evento. Antes daquele janeiro de muita lama e loucuras, poucas bandas haviam se aventurado em terras tupiniquins: só mesmo Genesis, Rick Wakeman, Santana, Jethro Tull e um trio de meninos que despontavam - chamado The Police - enfrentaram a terrível acústica dos velhos Maracanazinho e Ibirapuera.

A pauta hoje não são as bandas que vieram ou que virão ao Brasil. Mas aquela que não veio. Da lista de suicídios, acidentes, prisões, overdoses e surtos que marcaram a maioria dos grupos de rock, é mais fácil ranquear aqueles que nada sofreram: uns dois ou três somente. Mas, convenhamos, o inglês Def Leppard abusou das tragédias – superado apenas pelos Mamonas Assassinas e pelo Lynyrd Skynyrd.

De contrato assinado para participar do primeiro Rock in Rio, a banda sofreu um revés em dezembro de 84: o baterista Rick Allen teve o braço esquerdo inteiramente amputado em um acidente de carro. Há um mês do concerto no Rio de Janeiro, o jeito foi cancelar a participação e promover uma retirada do palco por quatro anos. O Def Leppard foi substituído - no evento patrocinado pela Coca-Cola - pelo Whitesnake, de David Coverdale. Para quem não sabe, Rick Allen vai muito bem, obrigado. Ele desenvolveu uma técnica especial para tocar o instrumento que sofreu adaptações para os pés, visto que não pode tocar caixa, surdo e tontons, tudo com o braço direito sozinho. Que lindo final feliz, não é mesmo?

Que nada. O pior vem agora: o alcoolismo matou o guitarrista Steve Clark em 91. Desgraças à parte, vale ver a única banda que tem um baterista de um braço só tocando pra valer. Tá cheio de videos deles no Youtube.

Amanhã você vai saber como a água de coco fica cinco vezes mais cara desde o coqueiro até chegar às suas mãos.

2 comentários:

  1. Você só esqueceu de contar que Steve Clark morreu pouco antes da banda sair em turné com o (na época)recém lançado "Hysteria".

    Mais uma vez os planos de Def Leppard foram pro vinagre.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, Little Fox
    informações complementares são sempre bem vindas. grande abraços
    do Little Lamb

    ResponderExcluir