O CEO Rodrigo Marcon fotografado por Priscilla Fiedler
Reestruturação organizacional
Há 111 anos, surgia no estado do Paraná a fábrica de refrigerantes mais antiga do Brasil: a Cini Bebidas. Com mais de um século de atuação e consolidada em seu segmento de atuação, a empresa escolheu o ano de 2015 para uma grande reestruturação organizacional, encerrando o ciclo de gestão familiar. Visando a profissionalização total dos processos de gestão e um reposicionamento da marca, a Cini Bebidas anunciou a contratação do CEO Rodrigo Marcon (foto), que passa a ser o responsável pelo projeto que tem como foco principal o aumento da participação da empresa no mercado nacional.
As mudanças na Cini Bebidas começaram em maio deste ano, com a chegada de Marcon, mas, desde o ano passado, uma consultoria jurídica trabalha no processo de sucessão da organização. “Uma empresa com raízes fortes no Paraná e um mercado repleto de consumidores exigentes é a força motriz para encarar o novo desafio. A sede de crescimento é grande e as mudanças estão apenas começando”, frisa Marcon, de 43 anos, que conta com passagens de destaque pela Volvo do Brasil e Resort Costão do Santinho.
A geração da família Cini, que assumiu a empresa em meados dos anos 90 e que comandava a organização até então, agora integra o recém-criado Comitê de Acionistas carregando grande experiência para o negócio. “Muitas outras empresas familiares, de diversos setores, fecharam as portas com a concentração dos mercados, mas a Cini Bebidas resolveu reestruturar e modernizar sua estrutura para atender as demandas de um mercado cada vez mais competitivo. Com a profissionalização de todos os setores da empresa, geridos por nomes de destaque em seus segmentos de atuação, estamos nos preparando para os próximos anos de maneira harmoniosa", afirma Nilo Cini Jr., integrante do Comitê de Acionistas.
No mês de setembro, o processo de reposicionamento no mercado teve início com uma grande campanha publicitária, marcando a troca de gestão da empresa e o retorno da marca à mídia. Os resultados têm sido surpreendentes e já mostram que, apesar da instabilidade econômica vivida pelo país, o momento não poderia ser melhor para a mudança. Nos últimos três meses, quando teve início o processo de transição, as ações já geraram um aumento de 20% nas vendas, atingindo a expressiva marca de mais de 6 milhões de litros vendidos por mês. “Contrariando o momento negativo da economia brasileira, a Cini tem alcançado números significativos nos últimos meses. Isso é fruto de um trabalho baseado em um planejamento completo, que integra todas as áreas da empresa, e moderno, focado em resultados concretos”, detalha o novo CEO da empresa.
Atualmente, a empresa conta com mais de 250 funcionários e mais de 50 produtos em sua linha, distribuídos em carbonatados e não carbonatados como água, sucos e chás. “Dentro do mercado nacional, poucas empresas oferecem uma linha tão completa quanto a da Cini. Toda a experiência da empresa no segmento é refletida em bebidas de altíssima qualidade e com sabores únicos, que fazem da Cini uma das empresas mais inovadoras e com os clientes muito fiéis à marca”, finaliza Marcon.
Versões na lata
Outro grande passo da Cini Bebidas em busca do aumento de sua participação no mercado nacional passa pelo lançamento de suas primeiras bebidas em lata. No final deste mês, entram em circulação as Cini Gengibirra, Cini Framboesa e Cini Citrus em versões sleek, de 269 ml. “Com o lançamento das latas, queremos facilitar as vendas para o consumidor final, que conhece a nossa linha de bebidas e que busca uma maneira ainda mais prática de consumi-las. Estamos ansiosos para colocar no mercado essa novidade e temos certeza que o público vai aprovar esse formato em novas ocasiões de consumo para o produto”, completa Henrique Domenico, gerente de marketing e vendas da Cini.
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