quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Água: Artemisia e Coca-Cola selecionam startups


Na crise hídrica...

A escassez da água é um desafio global que afeta milhões de pessoas. No Brasil, o fornecimento de água potável e o tratamento de esgoto são em grande parte conduzidos por empresas públicas ou privadas – organizações que integram grandes grupos de infraestrutura. Embora o mercado privado apresente crescimento e o acesso à água e saneamento seja considerado um direito humano, a cobertura no país ainda é insuficiente: onze milhões de pessoas não têm acesso à água e 103 milhões de brasileiros não contam com tratamento de esgoto domiciliar. O desperdício de 40% na rede de água é a outra face da moeda deste grave problema, sendo que a situação foi ainda mais agravada com a maior crise hídrica desde 1930.

Diante deste cenário, a Artemisia e a Coca-Cola Brasil acreditam na importância de fomentar startups inovadoras, a fim de aumentar substancialmente a eficiência no uso deste recurso. Organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil, a Artemisia está selecionando negócios que têm por foco soluções (produtos e serviços) relacionadas à água para participar do Coca-Cola Open Up Água.

O processo de seleção ocorrerá da seguinte forma: três empresas serão escolhidas para apresentar um pitch (apresentação sumária de três a cinco minutos) para uma banca com os principais grupos engarrafadores do sistema Coca-Cola Brasil; uma delas será selecionada. As inscrições estão abertas até 8 de novembro e os empreendedores de startups alinhados a este perfil de negócio podem se inscrever no site www.cocacolaup.artemisia.org.br . 

A busca integra um programa de inovação aberta da Coca-Cola Brasil, voltado a impulsionar iniciativas de impacto socioambiental.
As duas organizações buscam startups com soluções voltadas ao tratamento de efluentes; captação eficiente de água; tecnologias de reuso; uso eficiente de água na agricultura; e redução de uso de água em processos produtivos. Entre os critérios de seleção: potencial de geração de impacto social relacionado à água (negócios que ofereçam produtos e serviços desenhados para resolução de questões de alto impacto relacionadas ao tema); perfil do empreendedor e equipe (empreendedores com histórico de realizações e capacidade de atrair talentos e desenvolver equipe consistente); potencial de escala (modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções escaláveis); estágio de maturidade (negócios em fase desde protótipo até startups com produtos já no mercado, buscando rápido crescimento); e potencial de inovação (capacidade de entregar soluções inovadoras para fornecedores da cadeia de valor da Coca-Cola).


Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, desde 2004 a organização apoia negócios com real potencial de causar impacto na vida de milhares de pessoas de baixa renda. “Nos últimos anos, o nosso foco de trabalho se concentrou em setores de impacto social estruturantes para o Brasil, como Educação, Saúde, Habitação e Serviços Financeiros. Hoje, acompanhando as 17 metas globais – comprometidas entre a ONU e 193 líderes mundiais – e analisando os novos desafios do país e do mundo, a organização está olhando para novos setores”, afirma Maure, acrescentando que um tema bastante crítico e emergencial é a água. “A escassez é, hoje, um problema global que afeta milhões de pessoas. O desafio é grande, por isso, acreditamos ser fundamental o fomento de soluções escaláveis relacionadas ao aumento substancial da eficiência no uso deste recurso. Assim como o trabalho em colaboração, incluindo os diversos atores para gerar resultados de alto impacto”, esclarece.

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