Na crise hídrica...
A escassez da água é um desafio global que afeta milhões de
pessoas. No Brasil, o fornecimento de água potável e o tratamento de esgoto são
em grande parte conduzidos por empresas públicas ou privadas – organizações que
integram grandes grupos de infraestrutura. Embora o mercado privado apresente
crescimento e o acesso à água e saneamento seja considerado um direito humano,
a cobertura no país ainda é insuficiente: onze milhões de pessoas não têm
acesso à água e 103 milhões de brasileiros não contam com tratamento de esgoto
domiciliar. O desperdício de 40% na rede de água é a outra face da moeda deste
grave problema, sendo que a situação foi ainda mais agravada com a maior crise
hídrica desde 1930.
Diante deste cenário, a Artemisia e a Coca-Cola Brasil
acreditam na importância de fomentar startups inovadoras, a fim de aumentar
substancialmente a eficiência no uso deste recurso. Organização sem fins
lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social
no Brasil, a Artemisia está selecionando negócios que têm por foco soluções
(produtos e serviços) relacionadas à água para participar do Coca-Cola Open Up
Água.
O processo de seleção ocorrerá da seguinte forma: três
empresas serão escolhidas para apresentar um pitch (apresentação sumária de
três a cinco minutos) para uma banca com os principais grupos engarrafadores do
sistema Coca-Cola Brasil; uma delas será selecionada. As inscrições estão
abertas até 8 de novembro e os empreendedores de startups alinhados a este
perfil de negócio podem se inscrever no site www.cocacolaup.artemisia.org.br .
A busca integra um programa de inovação aberta da Coca-Cola Brasil, voltado a
impulsionar iniciativas de impacto socioambiental.
As duas organizações buscam startups com soluções voltadas
ao tratamento de efluentes; captação eficiente de água; tecnologias de reuso;
uso eficiente de água na agricultura; e redução de uso de água em processos
produtivos. Entre os critérios de seleção: potencial de geração de impacto
social relacionado à água (negócios que ofereçam produtos e serviços desenhados
para resolução de questões de alto impacto relacionadas ao tema); perfil do
empreendedor e equipe (empreendedores com histórico de realizações e capacidade
de atrair talentos e desenvolver equipe consistente); potencial de escala
(modelos de negócio lucrativos que ofereçam soluções escaláveis); estágio de
maturidade (negócios em fase desde protótipo até startups com produtos já no
mercado, buscando rápido crescimento); e potencial de inovação (capacidade de
entregar soluções inovadoras para fornecedores da cadeia de valor da
Coca-Cola).
Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia,
desde 2004 a organização apoia negócios com real potencial de causar impacto na
vida de milhares de pessoas de baixa renda. “Nos últimos anos, o nosso foco de
trabalho se concentrou em setores de impacto social estruturantes para o Brasil,
como Educação, Saúde, Habitação e Serviços Financeiros. Hoje, acompanhando as
17 metas globais – comprometidas entre a ONU e 193 líderes mundiais – e
analisando os novos desafios do país e do mundo, a organização está olhando
para novos setores”, afirma Maure, acrescentando que um tema bastante crítico e
emergencial é a água. “A escassez é, hoje, um problema global que afeta milhões
de pessoas. O desafio é grande, por isso, acreditamos ser fundamental o fomento
de soluções escaláveis relacionadas ao aumento substancial da eficiência no uso
deste recurso. Assim como o trabalho em colaboração, incluindo os diversos
atores para gerar resultados de alto impacto”, esclarece.
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