sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Voluntários recolhem 370kg de resíduos em BH

Pampulha: faxina de refrigerante 


Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, cerca de mil voluntários coletaram e catalogaram 370 kg de resíduos na orla da lagoa da Pampulha e na bacia hidrográfica do ribeirão do Onça. A mobilização, em sua 12ª edição, incluiu 15 escolas de Belo Horizonte e Contagem. Todo o material coletado foi destinado à Cooperativa dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis da Pampulha (Coomarp). No ano passado, foram recolhidos 302 kg de resíduos sólidos durante o evento.

No total, foram distribuídos 14 pontos de coleta entre a orla, nascentes, córregos, ribeirões e lagoas da região, todos afluentes da bacia do ribeirão Pampulha. O trabalho teve início nas escolas, antes do evento, com atividades para os estudantes como palestras, visita técnica pela bacia realizada pelo CEA/Propam e oficina de Gestão de Resíduos no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. O evento também contou com estandes de educação ambiental e atividades culturais e lúdicas, como shows e oficinas de materiais recicláveis.

Na capital mineira, a iniciativa foi promovida pela Coca-Cola FEMSA Brasil e coordenada pelos integrantes dos Núcleos Integrados Cascatinha, Brejinho, Engenho Nogueira e Projeto Manuelzão. Além disso, a atividade conta com o apoio de parceiros, como escolas estaduais, municipais e particulares, Propam/Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha, o Subcomitê de Bacia Hidrográfica do Ribeirão Onça, prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, Horizonte Têxtil, as padarias Ping Pão, Bonanza, Dom Quipão, Pão & Vinho e Caiçaras.

O objetivo da ação foi cumprido: mostrar para a população local que um ambiente melhor depende também de atitudes individuais. Boa!

Veja abaixo o resultado do trabalho voluntário. Cidade mais limpa!



Nenhum comentário:

Postar um comentário