\o/ Quando o menor leva a melhor \o/
Assim como ocorre em São Luís do Maranhão onde o
refrigerante local, o Guaraná Jesus, vende mais que a líder mundial de
refrigerantes Coca-Cola, também no Peru, um produto local vem dando muito
trabalho à multinacional.
O Inca Kola é uma bebida de cor amarelada – lembra um
pouco o nosso guaraná industrializado no aspecto visual. Lançado em 1935, pela
família Lindley - de britânicos - o produto de sabor levemente doce conquistou
o país e está presente nas mesas dos peruanos de todas as classes sociais. Os
peruanos têm orgulho do produto que é líder em vendas em todo o país.
Se você não pode vencer o inimigo, junte-se a ele.
O velho ditado inspirou a companhia norte-americana no país sul-americano. A Coca-Cola
adquiriu 48,5% das ações da empresa peruana no que chamou de “estratégia
aliança”. No mercado, a Inca Kola responde com 30% de participação enquanto que
a Coca-Cola soma 20%. Situação semelhante se vive na capital maranhense, onde a
Coca-Cola também adquiriu o Guaraná Jesus – o sonho cor de rosa das crianças –
e amarga um inédito e humilhante segundo lugar para o doce refrigerante com
notas de cravo e canela na composição de seu xarope, criado pelo farmacêutico
Jesus Norberto Gomes.
O sucesso de Inca Kola foi alvo de uma análise
publicada pela escola de negócios americana Wharton School of Management, da
Universidade da Pensilvânia, intitulada “Branding Lessons from Inca Kola, the Peruvian Soda That
Bested Coca-Cola”.
O Guaraná Jesus e a Inca Kola subvertem os quatro “Ps”
do marketing, fato que intriga os americanos. Mesmo sem promoção, produtos,
praça e preço, os refrigerecos desafiam o gigante.
O Blog do Refri já experimentou e aprovou a Inca
Kola e o Guaraná Jesus – este último, com louvor.
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